Demanda global por viagens aéreas cresce 39,1% em maio

A demanda global por viagens aéreas domésticas e internacionais registrou crescimento de 39,1% em maio, em relação ao mesmo mês de 2022, informou a Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA). A oferta teve aumento de 35% na mesma comparação. Com isso, a taxa média de ocupação das aeronaves foi e 81,8%, o que correspondeu a uma alta de 2,4 pontos percentuais.

“Vimos mais boas notícias em maio. Os aviões estavam lotados, com taxas médias de ocupação atingindo 81,8%. Os mercados domésticos relataram crescimento em níveis pré-pandêmicos. E, entrando na movimentada temporada de viagens de verão do Hemisfério Norte, a demanda internacional atingiu 90,8% dos níveis pré-pandêmicos”, afirmou o diretor geral da IATA, Willie Walsh.

Cargas

O transporte aéreo global de cargas registrou retração de 5,2% em maio, em relação a igual período do ano passado. Segundo a IATA, a oferta registrou aumento de 14,5% na mesma comparação. Assim, o aproveitamento das aeronaves para essa atividade ficou em 41,5%, o que representa uma queda de 8,6 pontos percentuais.

Acesse todas as notícias