Demanda global por viagens aéreas cresce 3,8% em setembro

A procura global por viagens aéreas domésticas e internacionais cresceu 3,8% em setembro, em relação ao mesmo mês de 2018, informou nesta quinta-feira (7) a Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA, na sigla em inglês). O índice é idêntico ao observado em agosto. A capacidade das aeronaves para transporte de passageiros (disponibilidade de assentos) aumentou 3,3% e a taxa de ocupação cresceu 0,4 ponto percentual, chegando a 81,9%, um recorde para qualquer mês de setembro da série histórica.

Nos nove primeiros meses do ano, o crescimento acumulado da demanda foi de 4,5% em comparação com o mesmo período do ano passado. Entre janeiro e setembro, a oferta de assentos aumentou 3,9% e a taxa de ocupação atingiu 82,1%, 0,4 ponto percentual acima do observado em 2018.

Segundo o da IATA, Alexandre de Juniac, setembro foi o oitavo mês consecutivo de crescimento de demanda abaixo da média. “Dado o ambiente de declínio da atividade comercial mundial devido a guerras tarifárias, além do aumento das tensões políticas e geopolíticas e da desaceleração da economia global, é difícil ver uma tendência de inversão no curto prazo”, informou Juniac.

Acesse todas as notícias