Demanda global por viagens aéreas cresce 3,4% em outubro

A procura global por viagens aéreas domésticas e internacionais cresceu 3,4% em outubro, em relação ao mesmo mês de 2018, informou hoje (5) a Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA, na sigla em inglês). O índice é um pouco abaixo dos 3,9% observados em setembro. A capacidade das aeronaves para transporte de passageiros (disponibilidade de assentos) aumentou 2,2% e a taxa de ocupação cresceu 0,9 ponto percentual, chegando a 82%, um recorde para o mês de outubro.

No acumulado entre janeiro e outubro, o crescimento da demanda foi de 4,3% em relação com o mesmo período do ano passado. Na mesma comparação, a oferta de assentos aumentou 3,8% e a taxa de ocupação atingiu 82,8%, 0,5 ponto percentual acima do observado em 2018.

Segundo o diretor-geral da IATA, Alexandre de Juniac, o crescimento do tráfego continua abaixo dos níveis históricos, refletindo a atividade econômica moderada em alguns mercados-chave. “No entanto, é positivo o fato de existir crescimento e o setor faz um excelente trabalho para aumentar a eficiência dos voos, como mostra o índice de ocupação recorde”, disse Juniac.

Acesse todas as notícias