Demanda global por viagens aéreas cresce 3,3% em novembro

A demanda global por viagens aéreas domésticas e internacionais cresceu 3,3% em novembro, em comparação com o mesmo mês de 2018, informou hoje (9) a Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA, na sigla em inglês). A capacidade das aeronaves para o transporte de passageiros aumentou 1,8% e a taxa de ocupação cresceu 1,1 ponto percentual, chegando a 81,1%, um recorde para qualquer mês de novembro, nas comparações anuais.

Entre janeiro e novembro, a demanda acumula crescimento de 4,2%, em relação com o mesmo período do ano passado. Na mesma comparação, a oferta de assentos aumentou 3,5% e a taxa de ocupação das aeronaves subiu 0,5 ponto percentual, para 82,6%.

“O resultado moderado de novembro reflete a influência contínua da atividade econômica mais lenta, tensões geopolíticas e outros percalços, incluindo greves na Europa. Do lado positivo, avanços nas negociações comerciais EUA-China, em conjunto com sinais de melhoria da confiança dos negócios, podem levar a um aumento na demanda por viagens.”, disse Alexandre de Juniac, diretor-geral e CEO da IATA.

Acesse todas as notícias