Demanda global por viagens aéreas cresce 3,1% em março

A demanda global por viagens aéreas domésticas e internacionais cresceu 3,1% em março, em relação ao mesmo mês de 2018, o menor ritmo de crescimento mensal em nove anos, informou hoje (8) a Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA, na sigla em inglês). Segundo a entidade, esse resultado foi influenciado pelo feriado da Páscoa, que neste ano foi celebrada quase um mês depois do que no ano passado. A oferta teve alta de 4,2% na mesma comparação. Já o aproveitamento das aeronaves recuou 0,9 ponto percentual, para 81,7%.

De janeiro a março, o transporte aéreo global de passageiros acumula crescimento de 4,8%, em relação a igual período do ano passado. A oferta, por sua vez, mostra aumento de 5,2% na mesma base de comparação, com o aproveitamento dos aviões em 80,6%, uma redução de 0,4 ponto percentual. 

Cargas

O transporte aéreo global de cargas registrou variação positiva de 0,1% em março, diante de igual mês de 2018. Segundo a IATA, ao mesmo tempo em que esse resultado representa uma melhora significativa em relação à redução de 4,9% registrada em fevereiro, em termos dessazonalizados a demanda ainda está 1,5% menor do que no ano passado. A capacidade dos aviões para esse tipo de atividade teve alta de 3,1% no primeiro trimestre, enquanto que o aproveitamento recuou 1,5 ponto percentual, para 49,5%.

No acumulado do primeiro trimestre, o transporte aéreo de cargas apresenta retração de 2%, em relação ao mesmo período de 2018. A oferta registra aumento de 3,3% na mesma comparação, com o aproveitamento das aeronaves de 46,5%, redução de 2,5 pontos percentuais.

Acesse todas as notícias