Demanda global por viagens aéreas cresce 16,6% em janeiro

A demanda global por viagens aéreas domésticas e internacionais teve crescimento de 16,6% em janeiro, em relação ao mesmo mês do ano passado, informou a Associação Internacional de Transportes Aéreos (IATA). Segundo a entidade, esse desempenho equivale a 99,6% dos níveis pré-pandemia. A oferta, por sua vez, registrou expansão de 14,1% em igual período de comparação. Com isso, a taxa média de ocupação das aeronaves ficou em 79,9%, um crescimento de 1,7 ponto percentual.

“O ano de 2024 teve um início forte, apesar das incertezas econômicas e geopolíticas. À medida que os governos procuram construir prosperidade nas suas economias no ano eleitoral mais movimentado de sempre, é fundamental que vejam a aviação como um catalisador para o crescimento. O aumento dos impostos e a regulamentação onerosa são um contrapeso à prosperidade. Contaremos com os governos para políticas que ajudem a aviação a reduzir custos, melhorar a eficiência e progredir rumo a zero emissões líquidas de CO2 até 2050”, afirmou o diretor geral da IATA, Willie Walsh.

Cargas

O transporte aéreo global de cargas registrou crescimento de 18,4% em janeiro, ante o mesmo mês de 2023. A oferta teve alta de 14,7% em igual comparação. Assim, o aproveitamento médio das aeronaves para essa atividade foi de 45,7%, um aumento de 1,4 ponto percentual.

 

Acesse todas as notícias