Demanda global por viagens aéreas cai 79,8% em julho

A demanda global por viagens aéreas domésticas e internacionais registrou queda de 79,8% em julho, em relação a igual mês de 2019, informou hoje a Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA, na sigla em inglês). Segundo a entidade, foi um resultado melhor do que a retração de 86,6% verificada em junho, motivado por desempenhos de mercados domésticos como da China e da Rússia.

A oferta de assentos nos aviões teve diminuição de 70,1% em julho, na comparação anual, com o aproveitamento dos aviões de 57,9%, um recuo de 27,7 pontos percentuais. “A crise na demanda continuou com pouca trégua em julho. Com essencialmente quatro em cada cinco passageiros de avião ficando em casa, o setor continua em grande parte paralisado. Os governos reabrindo e fechando fronteiras ou removendo e impondo quarentenas novamente não dão confiança a muitos consumidores para fazer planos de viagem, nem às companhias aéreas para reconstruir horários”, afirmou o diretor geral e CEO da IATA, Alexandre de Juniac.

Janeiro a julho

O transporte aéreo global de passageiros acumula queda de 61,9% de janeiro a julho, diante de igual período do ano passado. A oferta, por sua vez, mostra retração de 54,1% na mesma comparação, com a taxa de ocupação das aeronaves de 68,4%, diminuição de 14,1 pontos percentuais.

Carga

A demanda global por transporte aéreo de carga registrou redução de 13,5% em julho, em relação ao mesmo mês de 2019. A oferta de espaço nos aviões para essa atividade teve queda de 31,2% na mesma comparação, com aproveitamento dos aviões de 56,4%, alta de 11,5 pontos percentuais. De janeiro a julho, o envio aéreo de cargas acumula retração de 14,1%, diante de igual período do ano passado, com a oferta em declínio de 24,2% e o aproveitamento das aeronaves em expansão de 6,2 pontos percentuais, para 52,8%.

 

Acesse todas as notícias