Demanda global por viagens aéreas cai 74,7% em fevereiro, diante de igual mês de 2019

A demanda global por viagens aéreas domésticas e internacionais registrou queda de 74,7% em fevereiro, em relação ao mesmo mês de 2019, informou hoje (7) a Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA). A entidade tem comparado os dados mensais de 2021 com 2019 por causa do impacto da pandemia do novo coronavírus, já que a comparação com 2020 ficaria “distorcida”. A oferta teve retração de 63,1% na mesma comparação, com o aproveitamento das aeronaves de 55,4%, redução de 25,3 pontos percentuais.

“Fevereiro não mostrou nenhuma indicação de recuperação na demanda por viagens aéreas internacionais. Na verdade, a maioria dos indicadores seguiu na direção errada à medida que as restrições de viagem aumentaram em face das preocupações contínuas sobre novas variantes do coronavírus. Uma exceção importante foi o mercado doméstico australiano. Um relaxamento das restrições aos voos domésticos resultou em um número significativamente maior de viagens. Isso nos diz que as pessoas não perderam o desejo de viajar. Eles voarão, desde que possam fazer isso sem enfrentar medidas de quarentena”, afirmou o diretor geral da IATA, Willie Walsh.

Cargas

O transporte aéreo global de cargas teve crescimento de 9% em fevereiro, em relação ao mesmo mês de 2019. A oferta registrou queda de 14,95% em igual comparação. Com isso, o aproveitamento dos aviões para essa atividade registrou elevação de 12,6 pontos percentuais, para 57,5%.

Acesse todas as notícias