Demanda global por viagens aéreas cai 67,2% em março, diante de igual mês de 2019

A demanda global por viagens aéreas domésticas e internacionais registrou uma diminuição de 67,2% em março, em relação ao mesmo mês de 2019, informou hoje (4) a Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA, da sigla em inglês). A entidade tem comparado os dados mensais de 2021 com 2019 por causa do impacto da pandemia do novo coronavírus, já que a comparação com 2020 ficaria “distorcida”. A oferta teve retração de 56,8% na mesma comparação, com o aproveitamento das aeronaves de 62,3%, redução de 19,7 pontos percentuais.

“Vimos em março um momento positivo em alguns mercados-chave do segmento doméstico e a indicação de uma forte recuperação antecipada dos mercados internacionais desde que algumas restrições de viagens foram canceladas. As pessoas querem e precisam viajar. E podemos estar otimistas de que elas farão isso quando as restrições forem removidas”, afirmou o diretor geral da IATA, Willie Walsh.

Cargas
O transporte aéreo global de cargas teve crescimento de 4,4% em março, em relação ao mesmo mês de 2019. A oferta registrou queda de 11,7% em igual comparação. Com isso, o aproveitamento dos aviões para essa atividade registrou aumento de 9 pontos percentuais, chegando a 58,8%.

Acesse todas as notícias