Demanda global por transporte aéreo de carga recua 1,4% em fevereiro

A demanda global por transporte aéreo de carga recuou 1,4% em fevereiro, em relação ao mesmo período do ano passado, informou hoje (1) a Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA, na sigla em inglês). A capacidade de carga, por sua vez, teve redução de 4,4%, na comparação anual. Com isso, o aproveitamento das aeronaves para essa atividade teve aumento de 1,5 ponto percentual, para 46,4% no período.

Segundo a IATA, esses resultados mostram o impacto negativo causado pela pandemia do novo coronavírus no transporte de cargas. No primeiro bimestre,  essa atividade acumula queda de 2,7%, em relação a igual período do ano passado, com redução de 1,7% na capacidade, na mesma comparação. O aproveitamento dos aviões teve recuo de 0,5 ponto percentual, para 45,5%.

“As empresas da Ásia-Pacífico foram as mais afetadas, registrando queda na demanda de 15,5%. A pausa das cadeias de suprimentos globais levou a uma diminuição da demanda, mas a redução do tráfego de passageiros resultou em cortes ainda mais profundos na capacidade de carga. O setor está enfrentando dificuldades para atender a demanda com a capacidade limitada disponível”, disse o diretor-geral e CEO da IATA, Alexandre de Juniac.

Acesse todas as notícias