Demanda global por transporte aéreo cresce 7,2% em agosto

A demanda por viagens aéreas em todo o mundo cresceu 7,2% em agosto em relação a igual mês de 2016. Segundo a Associação Internacional do Transporte Aéreo (IATA, na sigla em inglês), a oferta de serviços aéreas, por sua vez, teve expansão de 6,3% na mesma base de comparação. Com a demanda crescendo mais do que a oferta disponível no período, o aproveitamento das operações atingiu nível recorde de 84,5%, alta de 0,7 ponto percentual sobre o ano anterior. 

De janeiro a agosto, o transporte aéreo global de passageiros acumula crescimento 7,9% em relação ao mesmo período de 2016. A oferta tem crescimento acumulado de 6,5%, com aproveitamento dos voos de 81,7%. 

Para o Brasil, os números da IATA estão em consonância com os já divulgados por ABEAR e ANAC. A demanda por voos domésticos no país teve crescimento de 5,5% em agosto ante o mesmo mês do ano passado. A oferta registrou aumento de 3,6%, com taxa de ocupação dos aviões de 80,3%. No acumulado dos oito primeiros meses do ano, o mercado doméstico brasileiro tem expansão de 1,4%, com variação positiva de oferta de 0,6% e aproveitamento dos voos de 80,9%.

 

Acesse todas as notícias