Demanda global por viagens aéreas em setembro foi 53% menor na comparação com 2019

A demanda global por viagens aéreas nacionais e internacionais registrou queda de 53,4% em setembro, na comparação com o mesmo mês de 2019, informou hoje (3) a Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA, na sigla em inglês). O número representa uma melhora em relação ao registrado em agosto, quando a queda foi de 56%. Já a oferta registrou uma queda de 43,6% na comparação com dois anos atrás. A taxa de ocupação para o mês ficou em 67,6%.

O destaque ficou por conta dos mercados domésticos, que caíram 24,3% em relação a setembro de 2019, uma melhora significativa em relação a agosto de 2021, quando o tráfego caiu 32,6% na mesma comparação.

“O desempenho de setembro é positivo, mas a recuperação do tráfego internacional continua paralisada em meio a contínuos fechamentos de fronteiras e mandados de quarentena. A recente mudança na política dos EUA para reabrir viagens de 33 mercados para estrangeiros totalmente vacinados a partir de 8 de novembro é um incremento bem-vindo, embora há muito tempo necessário. Junto com as recentes reaberturas em outros mercados importantes como Austrália, Argentina, Tailândia e Cingapura, isso deve impulsionar a restauração em grande escala da liberdade de viajar”, disse Willie Walsh, diretor-geral da IATA.

Cargas

O transporte aéreo global de cargas apresentou crescimento de 9,1% em setembro, em relação ao mesmo mês de 2019. A oferta, por sua vez, registrou retração de 8,9% na mesma base de comparação. O aproveitamento das aeronaves para essa atividade foi de 55,3%.

Acesse todas as notícias