Demanda aérea doméstica cresce 1,7% em junho

A demanda doméstica por transporte aéreo, em junho, cresceu 1,7% sobre o mesmo mês de 2014. A oferta de voos aumentou 2,5%, na mesma base de comparação, o que originou um aproveitamento das aeronaves de 77,9%, um recuo de 0,6 ponto percentual ante igual período do ano passado. Ao todo, foram 7,6 milhões de passageiros transportados no país no mês passado, número 6% maior do que há um ano.

Com 47,1 milhões de passageiros transportados, a demanda do transporte aéreo doméstico nos primeiros seis meses de 2015 acumulou crescimento de 3,8% em relação ao primeiro semestre de 2014. A oferta, por sua vez, aumentou 2,8% no mesmo período de comparação, gerando uma discreta melhora na ocupação das aeronaves, que teve um total de 80% de aproveitamento no primeiro semestre.

O presidente da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR – AVIANCA, AZUL, GOL e TAM), Eduardo Sanovicz, acredita que com a tendência de estabilidade apresentada nos dados do setor nos primeiros meses do ano, é pouco provável que o crescimento de 2015 seja o mesmo do ano passado. “Os números que estamos divulgando mostram que dificilmente teremos um crescimento de 6% como o que tivemos em 2014”.

Acesse todas as notícias