Demanda aérea doméstica cai quase 6% em outubro

Dados estatísticos das companhias aéreas integrantes da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR) apontam que a demanda por viagens aéreas domésticas recuou 5,8% em outubro, em relação ao mesmo mês de 2014. A oferta de voos também apresentou redução de 3,9% na mesma base de comparação. O setor já acumula três meses seguidos de retração, com quedas de 0,6% e 0,8% em agosto e setembro.

Com esse resultado, a taxa média de ocupação dos aviões ficou em 79,3%, com uma queda de 1,6 ponto percentual em comparação a outubro do ano passado. Ao todo, 8,1 milhões de passageiros foram transportados em voos dentro do país em outubro, quantidade 2,4% menor no mesmo mês do ano anterior.

“Fizemos todos os esforços comerciais possíveis para estimular a demanda, mesmo com custos em alta. Porém, a tendência é de encolhimento da indústria, com redução de oferta mais agressiva do que foi feita até agora”, conta o presidente da ABEAR, Eduardo Sanovicz. “Não vemos perspectiva de melhora nesse cenário em menos de 36 meses. Os nossos números serão piores em 2016 e continuarão ruins em 2017”, acrescenta o presidente.

No acumulado do ano, a oferta doméstica ainda registra crescimento de 1,7% nos primeiros dez meses. Já a demanda, aumentou 2,4% de agosto a outubro em comparação ao mesmo período em 2014. O aproveitamento das aeronaves teve melhora de 0,5 ponto percentual, ficando em 80,15%. Em 2015, os passageiros transportados somam 79,1 milhões, movimentação 1,6% superior ao mesmo período do ano passado.

Assista ao vídeo sobre o assunto: https://youtu.be/CaGSRaig4G0