Companhias áreas transportarão gratuitamente medula óssea para transplante

Acordo será renovado dia 3 de dezembro, em Brasília, e contará com representantes da ABEAR, pastas da Saúde e Aviação Civil e aeroportos

O acordo que permite o transporte gratuito, pelas companhias aéreas brasileiras, de órgãos para transplantes realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) será renovado nessa quinta-feira, dia 3 de dezembro. A principal mudança será a inclusão da medula óssea nesse trabalho, que não estava contemplada no último acordo.

O encontro acontecerá em Brasília e terá a participação de representantes da Secretaria de Aviação Civil (SAC), Ministério da Saúde, Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome), Sistema Nacional de Transplante (SNT), Infraero, Associação Nacional das Empresas Administradoras de Aeroportos (ANEAA) e da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR).

Outra alteração com a renovação, que é feita a cada dois anos, será a isenção da cobrança das tarifas aeroportuárias de embarque e conexão. A cobrança é feita quando há necessidade do acompanhamento de equipes de captação e condução dos órgãos. Anteriormente, as próprias companhias que arcavam com esse custo.

Para o presidente da ABEAR, Eduardo Sanovicz, as mudanças representam um avanço importante para dar ainda mais robustez à logística complexa desse transporte. “Estamos evoluindo, no último acordo conseguimos instalar uma equipe da Central Nacional de Transplantes (CNT) dentro do Centro de Gerenciamento de Navegação Aérea, o que deu mais velocidade ao processo. Agora, incluímos mais um item para ser transportando. É uma união do público e privado que beneficia a população como um todo”, disse o executivo.

As companhias aéreas realizam essa ação humanitária de transporte gratuito de órgãos para transplante desde 2001. Anterior a esta data, o transporte pelo modal aéreo era feito pelas aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB), que ainda compõe uma fatia deste transporte atualmente. Com o tempo os termos foram sendo aprimorados até a formalização do acordo de 2013.

Transporte em números:

De janeiro a outubro deste ano, as companhias aéreas associadas à ABEAR (AVIANCA, AZUL, GOL e TAM) já transportaram 4.850 órgãos, tecidos, itens e equipes médicas.

Veja aqui como foi o acordo em 2013 (http://www.agenciaabear.com.br/companhias-aereas/transporte-aereo-gratuito-de-orgaos-cresce-101-em-2014/)

Veja aqui a campanha Asas do Bem, que comemora o trabalho do transporte dos órgãos para transplante (http://www.agenciaabear.com.br/sem-categoria/abear-lanca-campanha-sobre-a-importancia-do-aviao-no-transplantes-de-orgaos/)