Companhias aéreas transportaram 7,8 mil itens para transplantes de órgãos em 2019

As empresas aéreas brasileiras transportaram, gratuitamente, 7.831 itens para transplantes de órgãos em 2019. Os dados são da Central Nacional de Transplantes (CNT), do Ministério da Saúde, e incluem a movimentação de órgãos, tecidos, equipes médicas e insumos. Ao longo do ano, 4.411 voos das companhias nacionais levaram pelo menos um item a bordo.

Outras formas de transporte, como voos operados pela Força Aérea Brasileira (FAB), companhias aéreas estrangeiras, trajetos terrestres e serviço postal transportaram 2.340 itens. Em 2019, foram movimentados 10.171 itens para transplantes. Confira no infográfico detalhes sobre os transportes.

Asas do Bem

Em 2014, a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR) lançou o programa Asas do Bem, com o objetivo de divulgar a importância do transporte gratuito de órgãos, tecidos, equipes médicas e materiais realizado diariamente no país por suas associadas. A contribuição da aviação comercial no transporte de órgãos teve início em 2001. O esforço inclui atualmente, além das companhias aéreas, o Ministério da Saúde, a CNT, o Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA), órgão do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), e operadores aeroportuários.

Em 2018, a ABEAR lançou a Jornada Asas do Bem, série de palestras para destacar a importância da doação de órgãos e a contribuição da aviação para viabilizar os transplantes. As apresentações são realizadas pelo publicitário Alexandre Barroso, três vezes transplantado, e já percorreram 15 estados e o Distrito Federal, reunindo cerca de 4 mil pessoas em eventos promovidos por hospitais, centrais de transplante, companhias aéreas e iniciativas sociais.

Acesse todas as notícias