Companhias aéreas e aeronautas entram em acordo

audiência_tstA Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR – AVIANCA, AZUL, GOL e TAM) e o Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) entraram em acordo, na noite de ontem (10/06), sobre as cláusulas sociais do termo aditivo à Convenção Coletiva de Trabalho.

O presidente da ABEAR, Eduardo Sanovicz, que representa o Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (SNEA) nas negociações, apresentou novas propostas sobre itens como folgas, entre outros. O SNA concordou com as sugestões e agora vai convocar assembleia da categoria para discutir e aprovar o aditivo proposto.

“Foi um processo extremamente complexo, como é natural na aviação, visto que os detalhes técnicos são muitos e importantes. Mas, ao mesmo tempo, é muito rico e coloca as relações de trabalho brasileiras em outro patamar, especialmente por que estamos tratando da qualidade de vida dos tripulantes”, disse Sanovicz.

Na audiência de conciliação no Tribunal Superior do Trabalho (TST), em Brasília, o ministro e vice-presidente do Tribunal, Ives Gandra Filho, elogiou a sintonia entre companhias aéreas e aeronautas. “Esse nível de diálogo é para ser louvado e admirado. Acho que estamos encontrando um ponto de equilíbrio nessa relação”.

“Estamos criando novas possibilidades para atendermos nossos consumidores em todo o país”, acrescentou o presidente da ABEAR.