Companhias ABEAR embarcam mais de 4,5 mil itens para transplante de janeiro a agosto

De janeiro a agosto desse ano as companhias áreas associadas à ABEAR (AVIANCA, AZUL, GOL e LATAM), embarcaram em suas aeronaves 4.530 itens para transplante (órgãos, tecidos e equipes).

O modal aéreo é responsável por 95% dos transportes entre doadores e receptores. Foram realizadas 2.553 viagens de itens essenciais para as cirurgias nas asas das aeronaves das associadas.

“É um trabalho que nos enche de orgulho, um exemplo de parceria entre o público e o privado que tem como único objetivo beneficiar toda a população”, diz o presidente da ABEAR, Eduardo Sanovicz. O executivo ressalta que só é possível atingir a conectividade e a agilidade necessária para salvar tantas vidas por meio da aviação.

Trabalho em conjunto

A ABEAR, o Ministério da Saúde, a Secretaria de Aviação Civil (SAC), a Força Aérea Brasileira (FAB), o Centro de Gerenciamento de Navegação Aérea do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (CGNA/DECEA) e os aeroportos assinaram em dezembro/2013 um acordo de cooperação que ampliou a atividade realizada voluntariamente desde 2001 (à época envolvendo o Ministério da Saúde e Sindicato Nacional das Empresas Aéreas). O acordo estabelece fluxos de atividades entre esses atores para viabilizar transportes ágeis, com a criação de vagas específicas nos voos para órgãos e equipes médicas. Além disso, voos de transporte de órgãos recebem prioridade no tráfego aéreo, poupando preciosos minutos nessa luta contra o tempo e pela vida.

Acompanhe o histórico do setor:

1997:

Criação do Sistema Nacional de Transplantes, vinculado ao Ministério da Saúde, com o objetivo de desenvolver o processo de captação e distribuição de órgãos e tecidos humanos para fins terapêuticos e de transplante.

2001:

15 empresas aéreas reunidas no Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (SNEA) firmaram termo de cooperação com o Ministério da Saúde. O acordo previa o transporte de órgãos, esquipes, itens e tecidos de forma gratuita por parte das empresas aéreas. O trabalho já era realizado, mas com a assinatura se tornou mais robusto e organizado.

2011:

AVIANCA, AZUL, GOL, LATAM, TRIP, Ministério da Saúde, Secretaria de Aviação Civil (SAC), Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) e Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) estiveram novamente reunidos e ampliaram a atuação conjunta para aprimorar ainda mais a logística do transporte de órgãos para transplante. Resultaram medidas como a facilitação do acesso às informações sobre horários de voos no Brasil e o fortalecimento dos canais de comunicação entre as empresas aéreas e o Ministério da Saúde.

2013:

Novo acordo estabelece a introdução da equipe da Central Nacional de Transplantes dentro do Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA), órgão do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), com a finalidade de acelerar a coordenação dos voos utilizados para o transporte de órgãos.

Neste ano, as companhias aéreas associadas à ABEAR (AVIANCA, AZUL, GOL E LATAM) transportaram ao todo 6.938 órgãos, tecidos, itens e equipes médicas.

2014:

ABEAR cria a campanha “Asas do Bem” com foco no trabalho das companhias aéreas para transportar os órgãos para transplante.  A ação teve a participação do médico Drauzio Varella, como porta-voz do tema.

Neste ano, as companhias aéreas associadas à ABEAR (AVIANCA, AZUL, GOL E LATAM) transportaram ao todo 7.957 órgãos, tecidos, itens e equipes médicas.

2015:

Novo acordo estabelece a introdução do transporte de medula ósseo por parte das companhias aéreas e isenta a cobrança de tarifas aeroportuárias quando há necessidade do acompanhamento de equipes médicas no transporte de órgãos.

Neste ano, as companhias aéreas associadas à ABEAR (AVIANCA, AZUL, GOL E LATAM) transportaram ao todo 6.557 órgãos, tecidos, itens e equipes médicas.

Acesse todas as notícias