Comissários são essenciais para a segurança da aviação

O diretor de Segurança e Operações de Voo da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR), Ronaldo Jenkins, atua no setor aéreo há 48 anos e tem passagem pelas principais companhias aéreas do país. Na entrevista abaixo, ele comenta a importância do comissário de voo no transporte aéreo.

Qual o papel do comissário em um voo?

O comissário é um membro da tripulação e faz parte da equipe que conduz o voo. A sua função vai além de dar o conforto ao passageiro. Ele está ali, principalmente, para a segurança dos passageiros e para a segurança do voo.

Muitos dos problemas que acontecem na cabine dos passageiros, se não fossem contidos pelos comissários, poderiam repercutir para a cabine de pilotagem e isso se transformaria num incidente ou até num acidente.

Como os comissários apoiam em situações de emergência?

Eu já vivi a experiência de estar na iminência de um pouso de emergência, que acabou não sendo necessário. A primeira coisa que fazemos quando existe essa possibilidade é informar ao comissário de voo para que ele possa preparar a cabine e os passageiros daquela aeronave para que as consequências de um pouso não programado sejam as menores possíveis.

Ele é o responsável por avisar aos passageiros o que está acontecendo, como ele deve ser portar a partir daquele momento e dar instruções de evacuação da aeronave assim que o pouso foi concluído.

O comissário também ajuda a prevenir algum tipo de incidente de segurança?

Por conhecer muito bem a aeronave, o comissário faz o papel de inspetor das condições gerais do avião durante o voo e, assim, antecipar algum problema que possa vir a ocorrer. Por exemplo, o comissário pode ajudar a identificar algum tipo de vazamento de pressurização em alguma das portas e alertar os pilotos. Com isso, o comandante pode se prevenir e antecipar uma manobra para ela não seja feita de forma brusca, causando desconforto para passageiros ou algum problema maior.

Como é a relação entre os comissários e pilotos e copilotos?

O relacionamento entre todos os membros da tripulação é de respeito mútuo, com intuito de promover um ambiente seguro e confortável para passageiros e para os próprios profissionais responsáveis por aquele voo.

 

Para conhecer algumas das caraterísticas necessárias nesses profissionais, assista o vídeo produzido pela ABEAR em homenagem ao dia do Comissário de Voo.

Acesse todas as notícias