Com acordo renovado hoje, parceria para o transporte gratuito de órgãos por aéreas tem origem em 2001

Inclusão da medula óssea e isenção de tarifas aeroportuárias são aprimoramentos do termo de 2013

 

Foi renovado hoje, dia 3 de dezembro, o acordo de cooperação que permite o transporte gratuito, pelas companhias aéreas brasileiras, de órgãos para transplantes realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

A assinatura aconteceu em Brasília e teve a participação de representantes da Secretaria de Aviação Civil (SAC), Ministério da Saúde, Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome), Sistema Nacional de Transplante (SNT), Infraero, Associação Nacional das Empresas Administradoras de Aeroportos (ANEAA) e da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR).

A renovação estabeleceu a inclusão da medula óssea no transporte pelas empresas aéreas e a isenção da cobrança das tarifas aeroportuárias de embarque e conexão. A cobrança é feita quando há necessidade do acompanhamento de equipes de captação e condução dos órgãos. Anteriormente, as próprias companhias que arcavam com esse custo.

Veja abaixo como foi a evolução desse trabalho:

1997:

  • Criação do Sistema Nacional de Transplantes, vinculado ao Ministério da Saúde, com o objetivo de desenvolver o processo de captação e distribuição de órgãos e tecidos humanos para fins terapêuticos e de transplante.

2001:

  • 15 empresas aéreas reunidas no Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (SNEA) firmaram termo de cooperação com o Ministério da Saúde. O acordo previa o transporte de órgãos, esquipes, itens e tecidos de forma gratuita por parte das empresas aéreas. O trabalho já era realizado, mas com a assinatura se tornou mais robusto e organizado.

2011:

  • AVIANCA, AZUL, GOL, TAM, TRIP, Ministério da Saúde, Secretaria de Aviação Civil (SAC), Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) e Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) estiveram novamente reunidos e ampliaram a atuação conjunta para aprimorar ainda mais a logística do transporte de órgãos para transplante. Resultaram medidas como a facilitação do acesso às informações sobre horários de voos no Brasil e o fortalecimento dos canais de c omunicação entre as empresas aéreas e o Ministério da Saúde.

2013:

  • Novo acordo estabelece a introdução da equipe da Central Nacional de Transplantes dentro do Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA), órgão do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), com a finalidade de acelerar a coordenação dos voos utilizados para o transporte de órgãos.
  • Neste ano, as companhias aéreas associadas à ABEAR (AVIANCA, AZUL, GOL E TAM) transportaram ao todo 6.938 órgãos, tecidos, itens e equipes médicas.

2014:

  • ABEAR cria a campanha “Asas do Bem” com foco no trabalho das companhias aéreas para transportar os órgãos para transplante.  A ação teve a participação do médico Drauzio Varella, como porta-voz do tema.
  • Neste ano, as companhias aéreas associadas à ABEAR (AVIANCA, AZUL, GOL E TAM) transportaram ao todo 7.957 órgãos, tecidos, itens e equipes médicas.

2015:

  • Novo acordo estabelece a introdução do transporte de medula ósseo por parte das companhias aéreas e isenta a cobrança de tarifas aeroportuárias quando há necessidade do acompanhamento de equipes médicas no transporte de órgãos.
  • De janeiro a outubro deste ano, as companhias aéreas associadas à ABEAR (AVIANCA, AZUL, GOL E TAM) transportaram ao todo 4.850 órgãos, tecidos, itens e equipes médicas.

Acesse todas as notícias