Asas do Bem é elogiado na Câmara dos Deputados

A eficiência das companhias integrantes da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR) em viabilizar o transporte de órgãos para transplantes no Brasil foi amplamente elogiada em audiência realizada na Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados, nesta terça-feira (10). Representantes das instituições envolvidas no processo e parlamentares parabenizaram os resultados alcançados no primeiro semestre do ano, quando foram transportados gratuitamente 3.326 órgãos, tecidos, itens e equipes médicas.

O comandante Paulo Roberto Alonso, consultor técnico da ABEAR, apresentou o histórico, estatísticas e a logística de funcionamento do programa Asas do Bem, realizado em parceria com o Sistema Nacional de Transplantes (SNT). Para Alonso, o crescimento da iniciativa torna a complexidade desse transporte ainda maior, “quanto mais disseminado o Sistema, maiores são os desafios de transporte e da operação por causa das distâncias e do curto tempo para deslocamento. Ainda assim, as companhias aéreas colocam à disposição todos os seus recursos para que esse trabalho aconteça”.

A coordenadora da Central Nacional do Transplante (CNT), do Ministério da Saúde, Patricia Freire, apontou que, da forma como funciona atualmente, o programa não traz custos para o Sistema Único de Saúde (SUS) e que nunca houve qualquer perda de órgãos por problemas em voos. “Este é um cenário que precisa ser reconhecido por todo o Brasil. As companhias aéreas fazem um trabalho brilhante em prol do Sistema Nacional de Transportes”, finalizou.

O deputado João Campos, autor do PL 4389/2004, que dispõe sobre a gratuidade do traslado interestadual de cadáveres ou restos mortais pelas companhias aéreas brasileiras, parabenizou o trabalho conjunto e sinalizou o interesse em converter o projeto em lei. O presidente da Comissão, deputado Darcísio Perondi, ressaltou que, por sua amplitude, a iniciativa tem se tornado benchmark em outros países.

Acesse todas as notícias