Asas do Bem: ABEAR recebe homenagem no PR

A Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR) foi homenageada como “Parceira da doação de órgãos” pela Central Estadual de Transplantes do Paraná, em cerimônia realizada segunda-feira (24) em Londrina (PR). O título, entregue pela coordenadora da Central de Transplantes do Paraná, Dra. Arlene Badoch, tem o intuito de reconhecer a importância das entidades que trabalham em prol do tema. A associação recebeu a distinção pelo programa Asas do Bem, lançado em 2014 para divulgar o transporte gratuito de órgãos, tecidos e equipes médicas realizado pelas empresas aéreas associadas (AVIANCA, AZUL, GOL e LATAM).

O palestrante Alexandre Barroso, parceiro da ABEAR na Jornada Asas do Bem, série de palestras sobre o tema que integra o programa Asas do Bem, representou a associação na solenidade. “Sinto orgulho de fazer parte de tudo isso, contando um pouco da minha história de receptor de órgãos e mostrando o importante papel que a aviação tem no sistema de transplantes”, diz. Além da ABEAR, outras entidades foram homenageadas, como a Infraero, veículos de imprensa do Paraná e a Polícia Militar.

“Desde 2014, quando lançamos o Asas do Bem, nos empenhamos em levantar a bandeira da doação. É importante conscientizar os cidadãos sobre o tema e mostrar que a aviação está de prontidão para apoiar a realização de transplantes, mostrando o poder de organização da sociedade civil. Em 2017, as associadas da ABEAR transportaram cerca de 9 mil órgãos e tecidos. São números expressivos que mostram o nosso empenho em ajudar a salvar vidas”, diz o presidente da ABEAR, Eduardo Sanovicz, ressaltando que o transporte é viabilizado por meio de um acordo de cooperação que envolve, além das empresas aéreas, Força Aérea Brasileira, Ministério da Saúde, Central Nacional de Transplantes, Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA), órgão do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), e operadores aeroportuários.

Acesse todas as notícias