As mulheres da aviação

No dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março, a Agência de Notícias da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR) pediu ao comandante Ronaldo Jenkins, diretor de Segurança e Operações de Voo da associação, para homenagear três das mais importantes aviadoras da história da aviação brasileira.

São elas:

Ada Leda Rogato (1910-1986): Primeira mulher a obter licença como paraquedista, primeira a pilotar um planador e a terceira a conquistar um brevê no Brasil (licença para pilotar). Ada ficou famosa pelas acrobacias que realizava no ar e foi a primeira piloto agrícola.

Anésia Pinheiro Machado (1904-1999): Segunda mulher a conseguir o brevê no Brasil e também o internacional. Foi a primeira a realizar um voo entre estados, de São Paulo até o Rio de Janeiro. Anésia mantinha uma coluna no Jornal carioca “O Paiz” sobre aviação.  Entre seus feitos, destaca-se a travessia da Cordilheira dos Andes e uma viagem transcontinental pelas três Américas (ambos em 1951).

Lucy Lúpia Pinel Baltasar Alves de Pinho (1932-: Foi a primeira mulher a pilotar um avião comercial no Brasil. Lucy recebeu o brevê aos 36 anos e a partir daí chegou a pilotar diversos aviões, como monomotores, bimotores e turboélices.

Jenkins conta que o número de mulheres na aviação é cada vez mais expressivo e que não existe diferença de gêneros na hora de voar. “As mulheres que pilotam avião que eu conheci eram extremamente competentes. Essas que destaquei são apenas algumas dentre tantas que atuam de forma brilhante no setor”, afirma.

Acesse todas as notícias