Após encontro no TST, empresas aéreas mantém negociações com sindicatos

A Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR), o Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (SNEA) e as federações e sindicatos que congregam trabalhadores da aviação civil decidiram dar continuidade às negociações sobre a convenção coletiva de trabalho 2015/2016 de aeronautas e aeroviários.

A decisão aconteceu em reunião no Tribunal Superior do Trabalho (TST), em Brasília, na tarde desta sexta-feira (04). Ficou definido um cronograma que contempla reuniões nas seguintes datas: 10 e 17 de dezembro, além de 14 de janeiro. Caso seja necessária, uma nova audiência de mediação no Tribunal está marcada para 22 de janeiro.

As companhias aéreas brasileiras pretendem construir uma proposta sustentável para a renovação da convenção coletiva, já que o panorama político-econômico impacta fortemente as operações das companhias aéreas do Brasil e, ainda, especialistas e dados apontam pioras na economia para 2016 e 2017.

Este cenário, aliado à alta do dólar, gera custos adicionais às empresas que impossibilitam a concessão dos reajustes salariais na forma como foram demandados pelos trabalhadores (aumento de 15% nos salários e 20% nos pisos salariais, nos vales-alimentação e refeição, diárias e seguro de vida).

Acesse todas as notícias