Ampliação do Aeroporto de Vitória pode movimentar R$ 2,6 bi na economia capixaba

A ampliação do aeroporto de Vitória (Espírito Santo) poderá gerar até R$ 2,6 bilhões na economia local e criar 57 mil empregos para o estado, segundo estimativa da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR). A capacidade do empreendimento mais que dobrará dos atuais 3,3 milhões de passageiros para 8,4 milhões.

Eduardo Sanovicz, presidente da ABEAR, ressalta que esse cálculo leva em consideração uma eventual redução do ICMS que incide sobre o combustível dos aviões. “Atualmente, o estado cobra 25% de ICMS sobre o insumo. Uma redução para 12% poderia trazer benefícios para o Espírito Santo, como novos voos e novos empregos em toda a cadeia produtiva da aviação e turismo”, diz o executivo.

De acordo com Sanovicz, o Brasil é o único país que possui tributação regional sobre o querosene de aviação. Por isso, voos internacionais são isentos dessa cobrança. “Essa distorção faz com que, em muitas vezes, seja mais barato exportar um turista a transportá-lo para dentro do próprio Brasil”, acrescenta.

O gráfico abaixo mostra uma previsão da ABEAR sobre produção, emprego e arrecadação com base no estudo Voar por Mais Brasil- Os Benefícios da Aviação nos Estados. Foram levados em consideração a expansão do aeroporto (com base em seu potencial de operação) e o impacto de uma eventual redução do ICMS sobre o combustível de aviação de 25% para 12%.

 

Acesse todas as notícias