Agências devem compartilhar dados de passageiros com aéreas

Ação tem apoio da ABAV, AirTkt e Abracorp

A Associação Brasileira de Agências de Viagem (ABAV) orientou suas associadas a compartilharem dados de contatos dos passageiros com as companhias aéreas, com o objetivo de aprimorar o atendimento ao consumidor em eventuais mudanças ou atrasos de voos, entre outras ocorrências.

Nome do passageiro, contato telefônico e endereço de e-mail são as informações que as agências de viagem devem fornecer às companhias aéreas. Isso porque, atualmente, apenas o contato do agente que intermediou a compra da passagem é fornecido, segundo o consultor técnico da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR), Marcos Diegues.

De acordo com ele, a ABEAR liderou uma campanha para promover o compartilhamento de contatos dos passageiros, por meio de um protocolo assinado pela ABAV, pela Associação Brasileira dos Consolidadores de Passagens Aéreas e Serviços de Viagens (AirTkt) e pela Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (Abracorp). “Essa medida facilita a comunicação da companhia com o usuário do transporte aéreo. É um amadurecimento do processo, em que todos os envolvidos se beneficiam”, disse.

Dica ABEAR

Para garantir a segurança na hora da compra do bilhete, a ABEAR aconselha os consumidores para que busquem as passagens nos sites e aplicativos das companhias aéreas, ou por meio das agências de viagens associadas à ABAV.

Abaixo, a peça que a ABAV tem divulgado entre seus associados e as companhias aéreas:

Acesse todas as notícias