Aeroporto Deputado Luís Eduardo Magalhães

Parceria entre ABEAR e Infraero minimiza impacto de obras em Salvador

— 14 de setembro de 2015

A interdição do Aeroporto Internacional de Salvador (Deputado Luís Eduardo Magalhães), entre os dias 15 de setembro e 25 de novembro, após as mudanças efetuadas, terá um impacto mínimo para a malha aérea. O cronograma de obras estava previsto e foi acertado há mais de dois meses em parceria com a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR) e a Infraero objetivando minimizar quaisquer transtornos aos passageiros.

Segundo o diretor de Segurança e Operações de Voo da ABEAR, Ronaldo Jenkins, o horário em que a obra acontecerá, das 22h até às 5h, é o de menor impacto para as operações, fazendo com que um pequeno número de voos tivessem que ser remanejados. “O foco do nosso trabalho é esse, pensar em uma solução que reduza a probabilidade de impacto aos passageiros. Como o cronograma já estava previsto, as companhias já remanejaram os voos necessários e alertaram os passageiros”, afirma o executivo.

Ainda de acordo com Jenkins, as interdições para reparos da pista são extremamente importantes para a manutenção da qualidade das operações. “Pista de aeroporto é como uma rua, quando aparece um buraco, é preciso interditar e resolver, para que não vire algo maior. Quando começam os primeiros sinais de deterioração, o ideal é resolver para que não aumente.  É um beneficio para nós e para nossos clientes”.

 

Obras no aeroporto de Salvador impactam cinco voos de 20 a 25 de junho

O Aeroporto Internacional de Salvador (Deputado Luís Eduardo Magalhães) deve passar por obras durante os dias 20 a 25 de junho, quando a pista será interditada das 00h45 até as 03h45 (horário de Brasília). Cinco voos serão impactados.

A Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR) orienta os passageiros que tiverem comprado bilhetes nesse período a entrar em contato com as respectivas companhias, para se certificarem de que o seu voo não foi alterado por conta das obras.

O comandante Ronaldo Jenkins, diretor de Segurança e Operações de Voo da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR), diz que a paralisação tem como objetivo cumprir o cronograma de manutenção periódica da pista. “O que irá acontecer no aeroporto de Salvador é um desemborrachamento do asfalto, que é a retirada do excesso de borracha que fica na pista por causa do atrito dos pneus das aeronaves com o solo. A medida serve para garantir a qualidade do pavimento e a segurança dos voos”.

Como consequência do trabalho colaborativo entre a ABEAR (AVIANCA, AZUL, GOL e TAM) e a Infraero (administradora do aeroporto), a data de interdição foi definida para mitigar maiores impactos aos passageiros. “Essa solução é feita de forma compartilhada, para que o passageiro não faça distinção entre o operador aeroportuário e a companhia aérea, afinal, somos todos representantes de um único sistema”, afirma Jenkins.

 

 

O Aeroporto Internacional de Salvador — Deputado Luís Eduardo Magalhães é um aeroporto que está situado na cidade de Salvador, no estado brasileiro da Bahia.

Endereço: Praça Gago Coutinho, s/n – São Cristóvão, Salvador – BA

Telefone: (71) 3204-1010

Código: SSA

Acessibilidade: Pontes de Embarque: 11. Stair trac: 02. Cadeiras de rodas: 10 da Infraero. Ônibus adaptados para embarque e desembarque de cadeirantes: 08

Siglas IATA/ICAO: SSA/SBSV

Capacidade/ano: 13 milhões de passageiros

 

Obra 1

SSA

Salvador – BA

26/fev/2015 até 06/mar/2015
Com impacto operacional. Execução de serviço de remoção de borracha (retirada do excesso de borracha que fica na pista por causa do atrito dos pneus das aeronaves com o solo) da PPD (Pista de pouso e decolagem) 10/28

Data da cobra alterada

SSA

Salvador – BA

01/mar/2015 até 09/mar/2015
Com impacto operacional. Execução de serviço de remoção de borracha da pista de pouso e decolagens 10/28

Data da cobra alterada

SSA

Salvador – BA

20/Jun/2015 até 25/Jun/2015
Com impacto operacional. Execução de serviço de remoção de borracha da pista de pouso e decolagens 10/28

 

Obra 2

SSA

Salvador – BA

01/Jul/2015 até 30/ago/2015
Com impacto operacional ainda sendo avaliado pelas companhias aéreas.Fresagem e recomposição da capa do pavimento da runway 10/28

Obra 3

SSA

Salvador – BA

01/Jul/2015 até 30/ago/2015
Com impacto operacional ainda sendo avaliado pelas companhias aéreas. Demolição e recomposição do pavimento da Taxiway “A”

Obra 3 – Alteração

SSA

Salvador-BA

15/set a 25/nov/2015 (exeto nos feriados de 12/10 e 15/11)
Fresagem e recomposição da capa do pavimento da runway 10/28 Demolição e recomposição do pavimento da taxiway “A”.

Acesse todas as notícias