Aéreas transportaram mais de 7,2 mil itens para transplantes no ano

De acordo com dados da Central Nacional de Transplantes (CNT), entre janeiro e outubro de 2018, 7.276 itens (órgãos, tecidos, equipes médicas e outros insumos) foram transportados gratuitamente pela aviação comercial brasileira para a realização de transplantes no sistema público de saúde do Brasil. O programa, de forma geral, somou 8.988 itens deslocados por todas as vias de transporte no período (além dos voos regulares das companhias brasileiras são realizados traslados por companhias aéreas estrangeiras, Força Aérea Brasileira, voos particulares, Correios e outros meios terrestres).

A contribuição da aviação comercial foi de mais de 86% dos transportes realizados no período pelos diversos modais. Em números absolutos, 3.772 voos das empresas ABEAR transportaram pelo menos um item para transplantes.

Integram o acordo estabelecido para realização dos transportes gratuitos para transplantes as companhias aéreas brasileiras AVIANCA, AZUL, GOL, LATAM e PASSAREDO – todas estas são membros da ABEAR, a Associação Brasileira das Empresas Aéreas. Para fins de acompanhamento, os levantamentos feitos pela ABEAR a partir dos dados da CNT separam as contribuições do transporte aéreo entre “Companhias ABEAR” e “Outros Via Aérea” (ver infográfico). Até recentemente, as contribuições da PASSAREDO estavam incluídas na categoria “Outros Via Aérea”, junto com os esforços de FAB, companhias estrangeiras e aviação particular. Com o ingresso da PASSAREDO na ABEAR no último mês de setembro, os dados dessa empresa foram migrados para a categoria “Companhias ABEAR”, juntamente com AVIANCA, AZUL, GOL e LATAM.

O acordo de cooperação inclui, além dos transportadores aéreos, Ministério da Saúde, Central Nacional de Transplantes, Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA), órgão do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), e operadores aeroportuários.

AGILIDADE  E EFICIÊNCIA – No ano passado, cerca de 9.000 órgãos, tecidos e equipes médicas foram transportadas por aviões, sendo 90% do volume de responsabilidade das empresas AVIANCA, AZUL, GOL, LATAM e PASSAREDO. O Brasil possui o maior sistema público de transplantes do mundo, com efetiva atuação do avião para os deslocamentos de longa distância. A participação das companhias aéreas é de extrema importância para oferecer a agilidade necessária para que um órgão possa ir de uma região a outra, mantendo as condições de conservação adequadas para cirurgia.

Acesse todas as notícias