Aéreas transportam 85% dos itens para transplante em março

AVIANCA, AZUL, GOL E TAM transportaram, juntas, 472 itens para transplante de órgãos em março deste ano.  Os dados foram compilados pela Central Nacional de Transplante (CNT) e mostram que as companhias que compõem a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR) foram responsáveis por 85,35% desse transporte, que inclui FAB, aviões particulares e deslocamento terrestre.

Contribuiu para que esse resultado pudesse ser obtido a assinatura de um Acordo de Cooperação Técnica, em dezembro de 2013. Foi uma parceria entre a ABEAR, Sistema Nacional de Transplante (SNT), do Ministério da Saúde, autoridades de controle do espaço aéreo e operadores aeroportuários, que ampliaram a atividade realizada voluntariamente desde 2001.

O acordo estabelece fluxos de atividades entre esses atores para viabilizar transporte ágil, com a criação de vagas específicas nos voos para órgãos e equipes médicas. Além disso, voos de transporte de órgãos recebem prioridade no tráfego aéreo, poupando preciosos minutos nessa luta contra o tempo e pela vida.

Apenas no ano passado, as quatro companhias levaram 7.380 itens. Dentro desse número estão contemplados órgãos como coração e fígado, além de tecidos como córnea e pele. Membros das equipes médicas também estão incluídos nesse total.

Para Eduardo Sanovicz, presidente da ABEAR, além do resultado prático da preservação de vidas, esse trabalho conjunto serve de exemplo do poder de mobilização e autodeterminação da sociedade. “Vivemos em um país com dimensões continentais e o avião é meio de transporte que oferece a agilidade necessária para que um órgão possa ser transportado de uma região para outra, preservando as condições adequadas para uma cirurgia. Essa parceria é um exercício livre de cidadania e responsabilidade social”, afirma o executivo.

As companhias aéreas já realizavam esse trabalho gratuitamente desde 2001. Anterior a esta data, o transporte pelo modal aéreo era feito pelas aeronaves da FAB.

Acesse todas as notícias