Aéreas registram pontualidade recorde nas Olimpíadas

As companhias aéreas brasileiras registraram pontualidade recorde de 94,8% durante as Olimpíadas. A análise inclui todas as decolagens domésticas realizadas entre 1 e 22 de agosto. São consideradas pontuais as partidas realizadas em até no máximo 30 minutos depois do horário programado. Este é o critério oficial adotado pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) para medir o cumprimento dos horários planejados para os voos. É o melhor resultado para épocas de alta demanda do transporte aéreo, sendo que por longos períodos durante o evento não houve qualquer registro de atrasos.

Esse resultado ficou acima do desempenho da aviação comercial durante a Copa do Mundo de 2014, quando esse índice foi de 91,2%. Os dados foram divulgados há pouco pelo Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil.

“Esse é o resultado de um trabalho realizado em conjunto entre as companhias aéreas, as autoridades aeronáuticas e os aeroportos, que começou antes da Copa do Mundo, em 2014”, afirma o diretor de Segurança e Operações de Voo da ABEAR, Ronaldo Jenkins.

Foram transportados 7,91 milhões de passageiros durante as Olimpíadas, o equivalente a uma média de 359 mil passageiros nos nove aeroportos envolvidos na competição. De acordo com uma pesquisa realizada pelo ministério, o índice médio de satisfação do passageiro em relação aos aeroportos ficou em 4,24, numa escala de 1 a 5 pontos, sendo 4,30 pontos entre os estrangeiros e 4,17 entre os brasileiros.

Acesse todas as notícias