Aéreas realizam cinco treinamentos por dia para passageiros que demandam assistência especial no 1º tri

Mais de 650 mil pessoas foram atendidas com assistência especial pelas companhias aéreas brasileiras, apenas no primeiro trimestre deste ano. Em média, 3% dos passageiros embarcados requerem algum tipo de atendimento diferenciado. A necessidade constante do aprimoramento da acessibilidade nos aeroportos e nas aeronaves foi o tema da reunião extraordinária desta quarta-feira (08/06), na Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência, na Câmara dos Deputados.

Na audiência, a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR) informou que as companhias realizaram 423 treinamentos para o atendimento de passageiros com necessidade de assistência especial (PNAEs), ou o equivalente a quase 5 cursos por dia de janeiro a março, totalizando 7.988 colaboradores treinados. Essa iniciativa foi elogiada pelo coordenador-geral de Acessibilidade da Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, do Ministério da Justiça, Rodrigo Machado.

A Resolução nº 280/2013, da Agência Nacional da Aviação Civil (ANAC), estabelece os direitos e deveres dos PNAEs, como a prioridade absoluta e a obrigatoriedade de informar a necessidade de assistência com antecedência ao voo, para que companhias e aeroportos possam se preparar. Para o presidente da ABEAR, Eduardo Sanovicz, todos devem ser atendidos rigorosamente dentro de suas necessidades e dentro dos padrões de dignidade e respeito. “Nós temos que ter um compromisso com o erro zero”, afirmou, acrescentando que o aperfeiçoamento do  atendimento deve ser constante.

Além dos treinamentos, as companhias atuaram na elaboração de planos de contingência focados nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos no Rio de Janeiro. A ABEAR também dispõe de um Guia do Passageiro, realiza campanhas informativas, além de ter criado um Grupo de Trabalho com representantes do setor e manter uma parceria com o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) para melhores práticas.

Também participaram da reunião extraordinária: o deputado Professor Victório Galli (PSC/MT), que solicitou a reunião, Marcelo de Souza Carneiro Lima, gerente-geral de Ação Fiscal Substituto da ANAC,  Felipe Trigueiro, representante do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CONADE), Kátia Ferraz, presidente do Conselho Estadual de Defesa da Pessoa com Deficiência de Minas Gerais (COMPED) e Rodrigo Machado, da Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

Acesse todas as notícias