Aéreas estão preparadas para receber passageiros na alta temporada

Entenda como os passageiros podem colaborar para que a experiência de voo seja ainda melhor

 Confira o vídeo com o presidente da ABEAR falando sobre o assunto: https://youtu.be/3wZSsfKgCwg

Com a aproximação do final do ano e início da temporada de férias de verão, se intensifica o movimento nos aeroportos em todo o país. Além disso, com as saídas e retornos de Natal, Réveillon, feriados e pontos-facultativos, ocorrem dias de pico com maior fluxo de passageiros, especialmente nos horários de início da manhã e final de tarde. De acordo com o calendário desse final de 2015 e início de 2016, alguns dos dias de alta na movimentação nos aeroportos devem ser 18/12 (última sexta-feira útil antes do início das escalas de revezamento e folgas em muitas empresas), 20/12, 21/12, 23/12 (quarta-feira, antevéspera de Natal), 27/12, 28/12 (domingo e segunda-feira com retornos do Natal), 29/12, 30/12 (quarta-feira, antevéspera de Ano Novo), 3/1 e 4/1 (domingo e segunda-feira com retornos de Ano Novo).

Até o final da segunda semana de janeiro, a Secretaria de Aviação Civil divulgou uma previsão de que até 20 milhões de pessoas devem circular pelos 15 principais aeroportos nacionais, incluindo embarques e desembarques. Naturalmente nessas datas, com o aumento da procura por voos pelos consumidores, as companhias aéreas aumentam também a oferta de voos e frequências. Todavia, os consumidores que ainda não adquiriram bilhetes podem dar preferência aos embarques fora das datas mencionadas, de intensa procura, com a maior parte das passagens já comercializadas, como forma de ainda obter tarifas econômicas, mesmo em cima da hora. Procurar por voos no meio da manhã, meio da tarde e madrugada também faz parte dessa estratégia.

Nessa temporada, cresce por parte das transportadoras a importância de um planejamento cuidadoso para lidar com a maior demanda e reduzir os impactos de alguma eventual contingência técnica ou meteorológica, mantendo assim o fluxo normal das operações, a pontualidade dos voos e a qualidade dos serviços. Algumas medidas como antecipação da manutenção de aeronaves, definição de aeroportos que contarão com aeronaves reservas e revisão da escala de férias e folgas dos funcionários já foram tomadas. Os passageiros também podem e devem contribuir para realizar seus deslocamentos pelo país e ao exterior da forma mais tranquila possível. Checar os detalhes da viagem, planejar o embarque e antecipar o check-in são algumas das recomendações.

Confira no vídeo a entrevista com o presidente da ABEAR, Eduardo Sanovicz, comentando sobre o início da temporada de verão 2015/2016 e como o aumento do número de passageiros é tratado pelo setor.

Abaixo, veja mais dicas de como proceder para realizar uma viagem aérea sem transtornos:

Check-in antecipado

A principal recomendação a todos os viajantes é a preferência pelo check-in antecipado, por meio da internet, do celular e dos totens de autoatendimento instalados nos aeroportos.

Antecedência e atenção às normas

Recomenda-se antecedência na apresentação ao embarque de pelo menos uma hora para voos domésticos e duas horas para voos internacionais, sempre com um documento de identificação original com foto e em bom estado de conservação.

Voos nacionais: carteira de identidade, carteira de motorista, carteira de trabalho, carteira profissional (CREA, OAB). Leve também os documentos das crianças que estiverem embarcando juntos.

Voos internacionais: passaporte (alguns países exigem que o documento tenha pelo menos seis meses de validade), visto de entrada (quando exigido de brasileiros no destino a ser visitado). Alguns países latino-americanos dispensam o uso de passaporte pelos brasileiros. Como regra geral, consulte sempre a documentação necessária de acordo com o destino.

Bagagens

Atenção às normas da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) para as especificações e limites de bagagens, tanto das despachadas como dos volumes de mão. Elas devem sempre ser identificadas pelos passageiros com dados pessoais (nome, telefone e endereço). Além disso, é recomendado o uso de bagagens em bom estado de conservação e com cadeados ou fechos de segurança resistentes.

Outras informações estão disponíveis no Guia do Passageiro ABEAR.

 

Acesse todas as notícias