Aéreas e PROCON discutem melhoria nos processos para beneficiar o consumidor

A ABEAR recebeu nessa quinta-feira, 22, representantes das companhias aéreas associadas (AVIANCA, AZUL, GOL e LATAM) e do PROCON para debaterem temas prioritários para melhorar a experiência de voo do consumidor.

Eduardo Sanovicz, presidente da ABEAR, comentou que há um esforço do setor aéreo em criar ações a partir de acordos com os órgãos de defesa do consumidor, a fim de obter resultados assertivos, que beneficiem o passageiro. “Tivemos experiências positivas com a SENACON e com o IDEC. As companhias trabalham para que mais pessoas voem e somos os mais interessados em fazer com que essa experiência seja cada vez mais prazerosa”, disse.

Paulo Miguel, diretor executivo do PROCON, falou sobre o papel da entidade em relação à fiscalização nos aeroportos. Segundo ele, o objetivo é orientar as empresas quanto as melhores condutas em relação ao consumidor. “A nossa intenção não é multar, nem criar novas regras. Nós defendemos o que está no Código de Defesa do Consumidor”.

Ainda sobre a atuação da entidade, Andréa Sanchez, da Assessoria de Controle de Processos, comentou que o passageiro vive um momento de mudança de comportamento -se referindo as novas regras da aviação- e, por isso, passar informações precisas é essencial. “É preciso falar das novidades, informando com um cunho educacional”, finalizou.

Os representantes das companhias compartilharam algumas experiências, como implantação de sinalizações e avisos aos passageiros, a fim de melhorar o processo de comunicação com o consumidor. Houve consenso de todos em continuar os encontros com a expectativa de novas melhorias.