Aéreas conquistam 94% de pontualidade nos voos da Operação Fim de Ano

As companhias aéreas brasileiras registraram pontualidade de 94,2% em voos domésticos realizados na Operação Fim de Ano, de 21 de dezembro de 2018 a 7 de janeiro de 2019. O intervalo estendido compreende desde as partidas antecipadas para o Natal quanto ao retorno do Ano Novo. Os dados, compilados pelo Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA), seguem o padrão da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). Ou seja, são consideradas pontuais as operações (partidas ou chegadas) realizadas em até no máximo 30 minutos em relação ao horário programado.

Foram analisadas as operações das empresas fundadoras da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR), AVIANCA, AZUL, GOL e LATAM, e da associada PASSAREDO, em 24 aeroportos do país (veja a lista abaixo). Apenas 1,4% dos voos programados não foram realizados. Ao todo, foram registrados cerca de 65 mil voos em 18 dias.

O índice de pontualidade conquistado no período está em linha com os excelentes resultados alcançados pelas empresas brasileiras em todo o ano passado, conforme mostraram relatórios recentes pelas consultorias internacionais Official Airline Guide (OAG) e Flighstats. Estes levantamentos computam dezenas de milhões de voos realizados por transportadoras de todo o planeta, organizando-os em rankings de performance. “O número mostra que as empresas aéreas brasileiras estão empenhadas em alcançar níveis de excelência, sempre em busca dos melhores padrões de qualidade”, diz o comandante Ronaldo Jenkins, diretor de Segurança e Operações de Voo da ABEAR.

Aeroportos analisados pelo CGNA:

Afonso Pena (Curitiba/PR)

Alberto Alcolumbre (Macapá/AP)

Atlas Brasil Cantanhede (Boa Vista/RR)

Brigadeiro Lysias Rodrigues (Palmas/TO)

Campo Grande (Campo Grande/MS)

Castro Pinto (João Pessoa/PB)

Confins (Belo Horizonte/MG)

Congonhas (São Paulo/SP)

Eduardo Gomes (Manaus/AM)

Eurico de Aguiar Salles (Vitória/ES)

Galeão – Tom Jobim (Rio de Janeiro/RJ)

Guararapes – Gilberto Freyre (Recife/PE)

Guarulhos (Guarulhos/SP)

Jorge Teixeira de Oliveira (Porto Velho/RO)

Juscelino Kubitschek (Brasília/DF)

Marechal Cunha Machado (São Luís/MA)

Marechal Rondon (Cuiabá/MT)

Petrônio Portela (Teresina/PI)

Plácido de Castro (Rio Branco/AC)

Santa Genoveva (Goiânia/GO)

Santa Maria (Aracaju/SE)

Santos Dumont (Rio de Janeiro/RJ)

Val-de-Cans – Júlio Cezar Ribeiro (Belém/PA)

Zumbi dos Palmares (Maceió/AL)

Acesse todas as notícias