Aéreas aceitam proposta de conciliação do TST

O ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Ives Gandra, formulou  nova proposta de conciliação da convenção coletiva para o setor da aviação civil, anunciada em audiência nesta quarta-feira (17), em Brasília. Aeronautas e aeroviários vão levar para assembleias a proposta já aceita pelo Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (SNEA). 

O acordo prevê o reajuste de salários e pisos de 5,5% na folha de fevereiro e mais 5,5% na folha de maio deste ano (totalizando 11%), o reajuste retroativo a dezembro de 11% nos benefícios e o pagamento de abono de 10% do salário em uma parcela, com piso mínimo de R$ 300. 

Além disso, o ministro propôs a criação de comissões paritárias para debater os seguintes temas: passe livre, o período oposto, a folga mensal agrupada e a escala de 5 dias de trabalho para 1 dia de folga. 

O SNEA entende a importância do diálogo para construir o acordo. Mesmo perante o delicado momento em que a aviação brasileira atravessa por conta da crise econômica que afeta todo o país, as empresas aéreas se mantiveram abertas para discutir e reformular propostas.

“Esta é uma proposta justa para o contexto econômico de crise que o país vive e para a situação deficitária que as empresas aéreas apresentam”, afirmou o ministro Ives Gandra, ao final da audiência. Os representantes sindicais terão até 22 de fevereiro para informar a vice-presidência do TST sobre o resultado das respectivas assembleias.

 

Acesse todas as notícias