ABEAR sedia workshop do Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA)

A Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR) sediou nos dias 4 e 5 de março, em São Paulo, um Workshop do Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA), que contou com a presença de representantes do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), da GOL, da LATAM e da AZUL.

No encontro, o CGNA apresentou as funcionalidades da ferramenta DASA (Digital Airspace System Analysis), desenvolvida pelo time de transformação Digital do DECEA, para aumentar a gestão e a capacidade de planejamento do uso do espaço aéreo. O sistema possibilita que o usuário visualize todas as rotas aéreas e informações aeronáuticas disponíveis, criando as condições necessárias para a solicitação, por meio do próprio sistema, de rotas aéreas mais diretas e eficientes.

Durante as discussões, as empresas aéreas puderam acessar o sistema individualmente para criar cenários e novas rotas preferidas (UPR) em tempo real, bem como contribuir com novos aperfeiçoamentos.

Para o consultor da Diretoria de Segurança e Operações de Voo da ABEAR, Nilo Machado, o DECEA dá mais um passo para facilitar o processo de decisão colaborativa das empresas aéreas no planejamento do espaço aéreo. “Iniciativas como essa são importantes para as empresas aéreas aprimorarem a eficiência operacional. Assim, conseguem reduzir o tempo de voo, o consumo de combustível e ainda colaboram com o meio ambiente, pois emitem menos CO2 na atmosfera”, disse Machado.

 

Acesse todas as notícias