ABEAR reforça orientações para embarques no Carnaval

As empresas integrantes da Associação Brasileira da Empresa Aéreas (ABEAR) estão preparadas para o Carnaval, que está entre os períodos de maior movimento nos aeroportos brasileiros. Os picos de embarque de passageiros devem ocorrer hoje (05/02) e amanhã, para a ida aos destinos de festa, além das próximas terça e quarta-feira, quando os foliões tradicionalmente retornam para suas cidades de origem.

O bom andamento da operação aérea durante o feriado exige planejamento das companhias e de todo o setor. Voos extras, reforço de efetivo, atento acompanhamento das condições meteorológicas e a antecipação das manutenções programadas das aeronaves são algumas das medidas tomadas pelas empresas para garantir a qualidade dos serviços.

Segundo o consultor técnico da ABEAR, Rogério Benevides, “algumas atitudes dos próprios passageiros também podem tornar a experiência de voo mais agradável para quem viaja de avião, como o cuidado com a documentação necessária para a viagem e atenção aos itens proibidos na bagagem de mão”, diz.

Optar pelo check-in antecipado por meio da internet, do celular e dos totens de autoatendimento também pode ser uma boa alternativa para poupar tempo. Recomenda-se, ainda, atenção ao trânsito das cidades na hora de deslocar-se para o aeroporto. Antecedência na apresentação ao embarque de pelo menos uma hora para voos domésticos e duas horas para voos internacionais, é igualmente importante.

“Como estamos falando de dias em que a movimentação de passageiros nos terminais fica muito concentrada, nos quais cada segundo economizado contribui para a fluidez do atendimento, vale reforçar as dicas que ajudam a todos os clientes: separar os itens de metal na bolsa ou mochila antes de seguir para a inspeção de segurança (raio-x), prestar atenção ao horário e aos avisos sonoros do voo, respeitar a ordem de chamada e prioridades ao formar filas nos portões e atentar para os limites de tamanho e peso das bagagens de mão, o que facilita a circulação e acomodação dos passageiros na entrada e saída da aeronave”, completa Benevides.

Documentação

Sempre leve um documento de identificação original com foto e em bom estado de conservação. Lembre-se dos documentos das crianças que estiverem embarcando juntos. Em caso de crianças viajando acompanhadas de amigos ou outros familiares, é necessário uma autorização dos pais autorizando o embarque.

Em voos internacionais: passaporte (exceto para os países sul-americanos que dispensaram o documento), visto de entrada (quando exigido pelo destino a ser visitado, como por exemplo nos Estados Unidos).

Bagagens

As bagagens devem respeitar os limites definidos pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) de acordo com o destino, e precisam sempre ser identificadas pelos passageiros com dados pessoais (nome, telefone e endereço). Além disso, é recomendado o uso de bagagens em bom estado de conservação e com cadeados ou fechos de segurança resistentes.

Outras informações estão disponíveis no Guia do Passageiro ABEAR.

Acesse todas as notícias