ABEAR recomenda antecipar ida ao aeroporto com proximidade das Olimpíadas

Com a proximidade da abertura das Olimpíadas, nesta 6ª feira (5), a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR) recomenda aos passageiros que utilizarão os principais aeroportos envolvidos na competição, principalmente os do Rio de Janeiro e de São Paulo, antecedência de pelo menos 1h30 a 2 horas do horário de saída de seu voo.

A dica é importante porque a expectativa de movimentação é grande para os próximos dias, especialmente no dia da abertura da competição, quando 388 mil pessoas deverão utilizar esses aeroportos, segundo estimativa da Secretaria de Aviação Civil (SAC). A isso soma-se o reforço nos procedimentos de inspeção e segurança nos aeroportos do país, determinados pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

Uma maior movimentação de passageiros envolve, além dos aeroportos localizados nas capitais de São Paulo e do Rio, Viracopos (SP), Brasília, (DF) e Confins (MG). Para quem utilizará os aeroportos do Rio, é importante também lembrar que o novo esquema de trânsito, com faixas exclusivas para veículos credenciados para as Olimpíadas, tem causado lentidão no trânsito da capital fluminense.

Entre as novas medidas de inspeção e segurança estão a vistoria mais rígida da bagagem de mão, que além de passar pelo equipamento de raios-X também poderá ser inspecionada. Pode haver, ainda, revista pessoal aleatória, feita manualmente pelo agente de proteção, ou com o auxílio de um scanner corporal, em aeroportos que tiverem o equipamento.

Vale lembrar que notebooks deverão ser obrigatoriamente retirados de bolsas ou mochilas e acondicionados em bandejas separadas dos demais objetos na hora de passar pelo equipamento de raios-X. Para agilizar a inspeção, também é recomendável retirar celulares dos bolsos e objetos de metal (moedas, cintos, relógios etc.) antes de passar pelo pórtico.

Movimento no Galeão

O Aeroporto Internacional Antonio Carlos Jobim (Galeão), no Rio de Janeiro, registrou ontem o maior movimento até agora de atletas das Olimpíadas, com 33 voos e 2,1 mil pessoas que participarão da competição.

Essas e outras dicas estão no Guia do Passageiro ABEAR. Acesse aqui

 

Acesse todas as notícias