ABEAR recebe workshop sobre prevenção de condições climáticas desfavoráveis promovido pela IATA

Turma participante do workshop

A Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR) sediou, entre os dias 30 de setembro e 4 de outubro, um workshop promovido pela Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA, na sigla em inglês) sobre um Plano de Prevenção às Condições Climáticas Desfavoráveis (SWAP, na sigla em inglês). O evento teve como objetivo desenvolver uma proposta para a mitigação de atrasos e outros impactos gerados pela meteorologia adversa na Área de Controle Terminal São Paulo (TMA-SP), a mais movimentada do país, que abrange aeroportos da grande São Paulo, Jundiaí e Campinas, com foco no melhor gerenciamento dos pousos e decolagens no Aeroporto de Guarulhos (SP).

Cerca de 40 profissionais participaram do encontro, entre representantes das empresas aéreas associadas ABEAR, da equipe de navegação aérea do Aeroporto de Guarulhos, do Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA), do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), da IATA, da Infraero e de órgãos aeronáuticos regionais.

“A expectativa é que tenhamos melhorias significativas em breve com a adoção de medidas simples de coordenação entre controladores de tráfego aéreo, meteorologistas e empresas aéreas. A ABEAR garantiu o envolvimento das maiores companhias do país para a melhoria de toda essa operação por meio do trabalho colaborativo”, destaca o Diretor Assistente de Segurança e Operações de Voo da IATA, Julio Pereira.

Para os representantes das empresas aéreas associadas presentes, o encontro foi uma grande oportunidade para estreitar laços entre as companhias, controladores e órgãos de gestão do tráfego aéreo. “Foi o primeiro passo para uma grande mudança de cultura e uma experiência muito gratificante”, declarou o copiloto e representante do Flight Standard Service da LATAM, Ronaldo Lima. “A IATA e a ABEAR promovem a união e a troca de experiência entre os entes e, sem isso, um encontro como esse não aconteceria”, complementa Daniel Real, especialista Flight Standard da GOL.

Acesse todas as notícias