ABEAR promove encontro de deputados da Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia com empresas associadas

A Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR) promoveu nesta sexta-feira (1) o encontro dos deputados AJ Albuquerque (PP-CE), Jesus Sérgio (PDT-AC) e Sidney Leite (PSD-AM) com representantes das empresas associadas GOL, LATAM, MAP e PASSAREDO. Os parlamentares são, respectivamente, 1º, 2º e 3º vice-presidentes da Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia (CINDRA). A ABEAR foi representada pelo diretor de Comunicação e Relações Institucionais, Airton Pereira, e pelo diretor de Segurança e Operações de Voo, Ruy Amparo. A visita buscou fornecer às autoridades detalhes sobre o funcionamento, a estrutura e a logística das principais empresas aéreas nacionais.
O roteiro teve início com uma visita ao Hangar 2 da LATAM no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo (SP). No local, os deputados conheceram o Centro de Controle de Operações Aéreas (CCOA) da companhia. O grupo foi recebido pela diretora de Relações Institucionais e Regulatório da LATAM, Gislaine Rossetti, pelo diretor de Operações da companhia, Comandante Geraldo “Harley” Meneses, e pelo diretor do CCOA, Samuel di Pietro. Foram esclarecidas dúvidas sobre alguns gargalos da aviação no Brasil, como a regulamentação do setor aéreo, e temas como precificação e o planejamento e execução da malha aérea.

Os deputados também participaram de uma reunião com Ruy Amparo em que foram abordados temas como rotas aéreas na região amazônica e os custos operacionais da aviação. “Esta é uma excelente oportunidade para destacar a transparência do setor aéreo no país e promover o contato direto dos parlamentares com o funcionamento das maiores empresas brasileiras” diz Amparo.No início da tarde, o grupo participou de almoço com o diretor-executivo da VOEPASS, Eduardo Busch, representando MAP e PASSAREDO. O executivo defendeu o estímulo à aviação regional e a importância das empresas de menor porte na garantia na conectividade nacional. Busch também afirmou que a empresa está estudando as necessidades das regiões Norte e Nordeste para operação de futuras rotas.

Da esq. para dir.: Samuel Di Pietro, diretor de CCOA da LATAM; Ruy Amparo, diretor de Segurança e Operações de Voo da ABEAR; Comandante Geraldo “Harley” Meneses, diretor de Operações da LATAM; deputado AJ Albuquerque; deputado Jesus Sérgio; deputado Sidney Leite; Gislaine Rossetti, diretora de Relações Institucionais e Regulatório da Latam e Daniela Martins, assessora de Relações Institucionais da ABEAR

No início da tarde, o grupo participou de almoço com o diretor-executivo da VOEPASS, Eduardo Busch, representando MAP e PASSAREDO. O executivo defendeu o estímulo à aviação regional e a importância das empresas de menor porte no abastecimento dos grandes hubs (aeroportos que são centros de distribuição de voos) e na garantia na conectividade nacional. Busch também afirmou que a empresa está estudando as necessidades das regiões Norte e Nordeste para operação de futuras rotas.

Da esq. para dir.: Ruy Amparo; Daniela Martins; deputado Jesus Sérgio, deputado Sidney Leite; o diretor executivo da VOEPASS, Eduardo Busch; deputado AJ Albuquerque e o Diretor de Comunicação e Relações Institucionais da ABEAR, Airton Pereira

GOL

No período da tarde, os deputados visitaram a GOL, onde encontraram o presidente da companhia, Paulo Kakinoff, acompanhado pelo assessor especial da presidência, Alberto Fajerman, pelo diretor de Relações Institucionais, Cláudio Neves Borges, e pelo consultor de Relações Governamentais, Bhrener Matos. Kakinoff detalhou características do mercado de aviação comercial de passageiros no Brasil, como perfil do usuário, panorama financeiro do setor, fatores que definem o preço do combustível, legislação trabalhista e como acelerar o desenvolvimento no transporte aéreo no país.

Da esq. para a dir: Alberto Fajerman, assessor especial da presidência da GOL; deputado Jesus Sérgio; deputado Sidney Leite; Paulo Kakinoff, presidente da GOL; deputado AJ Alburquerque; Airton Pereira; Daniela Martins e Cláudio Neves, diretor de Relações Institucionais

Após conhecer o trabalho das três companhias aéreas e os fatores que influenciam os custos das passagens aéreas, o deputado Jesus Sérgio disse estar mais preparado para propor políticas públicas sobre o tema. “As associadas da ABEAR oferecem voos para todo nosso país. Conhecemos a forma como se compõem os preços das passagens aéreas para melhor discutirmos sobre o assunto com o governo e a população brasileira”, disse o deputado.

Para Airton Pereira, a aproximação entre parlamentares e companhias aéreas é de grande contribuição para incentivar os avanços do transporte aéreo de passageiros no Brasil. “Mantemos uma agenda intensa com o Congresso e ações como essa são muito importantes para apresentar o setor e seus desafios, visando o desenvolvimento da aviação no Brasil”, afirmou.

Ao final, os parlamentares agradeceram o convite da ABEAR e destacaram a relevância da iniciativa para o trabalho legislativo. “Nós estamos saindo com a certeza que precisamos estar no Congresso Federal ajudando este setor tão importante para o desenvolvimento de nosso país”, declarou o deputado AJ Albuquerque. “Iremos atuar diretamente, como parlamentares, na interlocução entre o setor e o governo para cobrar políticas públicas que estimulem a inclusão de milhões de brasileiros no transporte aéreo”, acrescentou o deputado Sidney Leite.

Acesse todas as notícias