ABEAR promove debate com assessores parlamentares para apresentar o impacto da pandemia na aviação

A Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR) promoveu hoje (16) um debate com assessores parlamentares, por meio de videoconferência, para apresentar os impactos da pandemia do novo coronavírus no setor. O presidente da ABEAR, Eduardo Sanovicz, afirmou que as companhias aéreas estão operando uma malha de voos essencial para manter o país conectado e, destacadamente, para garantir o transporte de profissionais da saúde, medicamentos e equipamentos fundamentais para o combate à pandemia.

“A aviação brasileira registra atualmente 90% de queda de demanda no mercado doméstico e 100% no internacional. Esse dado se acentua na medida em que vai crescendo a paralisação da atividade econômica e aumentando a necessidade de recolhimento social. Instalada essa crise sem paralelo, estamos tomando um conjunto de 28 medidas”, disse Sanovicz.

O presidente da ABEAR salientou que uma parte dessas medidas é de cunho gerencial, como redução de custos e repactuação de contratos de trabalho, destacando que o setor não fez demissões. Outra parte são demandas nas áreas de infraestrutura e regulação. Por fim, temas ligados à Economia. “Destacadamente, como é de conhecimento público, são necessárias linhas de crédito para cada uma das empresas para reforçar o fluxo de caixa, por conta dessa queima de caixa que estão enfrentando para manter o país conectado”, acrescentou Sanovicz.

Também presente ao debate, o deputado federal Coronel Tadeu (PSL/SP), destacou a importância da presença dos assessores parlamentares na videoconferência promovida pela ABEAR. “A presença de vocês é muito importante, pois terão acesso a uma quantidade muito grande de informações para se familiarizarem com o setor e o momento que ele está vivendo. Todos sabemos da importância de termos uma aviação firme, para a economia do país e para a manutenção de milhares de empregos que gera”, afirmou. “Fornecer informações de qualidade aos colegas responsáveis pela assessoria técnica dos parlamentares, muitas vezes acaba refletindo em resultados positivos em projetos”, acrescentou Sanovicz.

No total, participaram do debate promovido pela ABEAR cerca de 20 assessores parlamentares de deputados federais e senadores, representando diversas regiões do país, assim como a diretora de Relações Institucionais da ABEAR, Marina Mattar, e o diretor de relações externas da Associação Internacional do Transporte Aéreo no Brasil (da sigla em inglês IATA), Marcelo Pedroso.

Acesse todas as notícias