ABEAR: Preço do querosene de aviação acumulou alta de 76,2% em 2021, variação supera a do diesel, gasolina e gás de cozinha

O preço do querosene de aviação (QAV) acumulou alta de 76,2% de 4 de janeiro a 13 de dezembro de 2021, segundo levantamento feito pela Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR) com os dados mais atuais disponibilizados pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Com esse resultado, o QAV é o combustível de consumo em massa cujo preço teve a maior valorização no ano passado, acima do diesel (+56%), gasolina (+42,4%) e gás de cozinha (+36%), que têm sido apontados como um dos principais responsáveis pela escalada da inflação no país.

“A disparada do preço do QAV mostra como os custos estruturais do setor aéreo nos preocupam e podem inibir uma retomada mais consistente da aviação comercial. Ainda temos a pressão dos constantes recordes de cotação do dólar em relação ao real, já que mais de 50% dos nossos custos são indexados pela moeda norte-americana”, afirma o presidente da ABEAR, Eduardo Sanovicz.

 

QAV em alta
Período: 04/01/2021 a 13/12/2021

QAV: + 76,2%
Diesel: + 56%
Gasolina: +42,4%
GLP: + 36%

Fonte: ANP – Preços de produtores e importadores de derivados do petróleo, valores são nominais e não incluem ICMS

Acesse todas as notícias