ABEAR participa do Airport Infra Expo 2016

A Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR) participou, na manhã desta quinta-feira (14), da cerimônia de abertura do Airport Infra Expo, com o tema “Impacto do Desaceleramento Econômico no Setor e Medidas para Superação dos Desafios”. Em sua sexta edição, o evento, realizado em Brasília, traça um panorama atual e futuro para o desenvolvimento sustentável do setor aeroportuário brasileiro.

Victor Rafael Celestino, consultor técnico da Diretoria  de  Relações  Institucionais da ABEAR, ressaltou a importância da liberdade tarifária. “Com a liberdade tarifária, a aviação brasileira cresceu 400%,  entre 2002 e 2014, passando de 30 milhões para 100 milhões de passageiros”, afirmou. Celestino lembrou que, nesse período, houve uma queda de cerca de 40% nos preços das passagens aéreas.

Em sua explanação, o consultor da ABEAR defendeu a equiparação dos padrões e procedimentos da aviação comercial brasileira à prática internacional. “O Brasil precisa se perguntar qual aviação desejamos. Se são uma série de jabuticabas para retrocedermos a década de 90, ou se queremos a modernidade com uma aviação de baixo custo, como se tem na Europa. Para isso, precisamos de um novo marco regulatório”, disse.

Também estiveram presentes na cerimônia de abertura Carlos Ebner, diretor da representação brasileira da Associação Internacional do Transporte Aéreo (IATA, na sigla em inglês), Guilherme Mora Ramalho, secretário- executivo da Secretaria de Aviação Civil (SAC), Gustavo do Vale, presidente da INFRAERO, tenente-brigadeiro do ar Carlos Vuyk de Aquino, diretor-geral do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) e Paula Faria, diretora-executiva da Sator (organizadora do evento).

Acesse todas as notícias