ABEAR participa de lançamento de edital para aumento de voos internacionais

Na foto, a diretora de Marketing Internacional e Sustentabilidade da EMBRATUR, Jacqueline Gil, e a presidente da ABEAR, Jurema Monteiro (Foto: ABEAR/Divulgação)

 

A presidente da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR), Jurema Monteiro, participou nesta quarta-feira (20) do lançamento do edital para propostas de aumento de voos internacionais no Brasil. O Programa de Aceleração do Turismo Internacional (PATI), feito pela Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (EMBRATUR) em parceria com os ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, utilizará recursos do Fundo Nacional de Aviação Civil (FNAC) para viabilizar ações para o aumento da oferta internacional de assentos, além de incrementar a experiência do passageiro nos aeroportos.

“Esse trabalho é feito com muito diálogo. O turismo não funciona se não houver conversa entre todos os entes públicos. Quero agradecer também a todas as companhias aéreas e a ABEAR por esta parceria. Esse é um momento muito singular da Agência e agradeço a participação de todos. O turismo é a grande solução, um motor do desenvolvimento, para um país tão potente como o Brasil. Estamos abrindo um edital público, com transparência, ainda um projeto-piloto, mas pode estar nascendo aqui uma cultura política que pode ter um resultado muito importante no futuro”, disse o presidente da EMBRATUR, Marcelo Freixo.

“Para nós é uma alegria participar de um programa que será tão exitoso para o Brasil. Sabemos o potencial que a indústria do turismo possui e temos condições de aumentar a contribuição do setor no PIB, que hoje é de 8%. O Brasil tem uma grande janela de oportunidade para trazer mais turistas estrangeiros para o nosso país. Sempre gosto de destacar que a cada quatro turistas estrangeiros que visitam nosso país, um emprego é gerado. O emprego é o maior programa social do Brasil. Tenho confiança que este programa será essencial para consolidar o turismo internacional”, afirma o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho.

“Marcamos hoje o início de uma inédita estratégia de incremento ao turismo internacional. Com esse programa, estamos alinhando o Brasil às práticas já utilizadas em vários lugares do mundo, como Espanha e Reino Unido, uma iniciativa para avançarmos em medidas de fomento ao turismo”, disse a secretária-executiva do Ministério do Turismo, Ana Carla Machado Lopes, que representou o ministro Celso Sabino no evento.

“A EMBRATUR tem, de forma correta, concentrado seus esforços em constituir programas que ampliem a entrada de turistas estrangeiros. O PATI, em parceria com MPOR e MTUR, tem um papel fundamental para inovar e fazer com que o Brasil invista efetivamente para ampliar sua conectividade com novos destinos internacionais. O programa vai ao encontro com esse desejo do setor aéreo, de ampliação do número de turistas, usando um instrumento muito transparente que é o edital público. Neste momento, é um projeto-piloto e naturalmente melhorias e contribuições poderão ser feitas, para que tenhamos uma ampliação com recursos mais consistentes, no sentido de desenvolvimento do setor aéreo e do turismo, consequentemente”, afirma Jurema Monteiro.

O diretor-presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), Tiago Pereira, e o secretário Nacional de Aviação Civil (SAC), Juliano Noman, também participaram da cerimônia, além de representantes do MTUR, MPOR, GOL, Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA), Aeroportos do Brasil (ABR) e da concessionária CCR.

Como funciona o PATI?

  •  Publicado no Diário Oficial da União desta quarta (20), o edital convida as companhias aéreas a lançaram novos voos internacionais com destino ao Brasil e apresentarem propostas de investimento em promoção destes novos voos, com ações como campanhas publicitárias no país de origem dos voos e realização de viagens promocionais com jornalistas, influenciadores digitais e operadores de turismo estrangeiros.
  • Com recursos do FNAC, a EMBRATUR vai custear parte das ações de promoção destas novas rotas aéreas, no período de 27 de outubro de 2024 a 29 de março de 2025.
  • As inscrições serão divididas em duas rodadas: uma com início hoje (20) e término em 17 de maio, com chamamento no dia 3 de junho; e a segunda com início das inscrições em 31 de maio e encerramento dia 22 de junho, com chamamento dos selecionados em 9 de julho

Acesse todas as notícias