ABEAR participa de evento de lançamento da Frente Parlamentar de Portos e Aeroportos

Representantes da ABEAR e associadas posam ao lado do deputado federal e presidente da Frente Parlamentar de Portos e Aeroportos (FPPA),
Paulo Alexandre Barbosa (PSDB/SP)
(Foto: Divulgação/ABEAR)

 

A Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR) participou nesta terça (14), em Brasília (DF), do evento de lançamento da Frente Parlamentar de Portos e Aeroportos (FPPA) da Câmara, que será presidida pelo deputado federal Paulo Alexandre Barbosa (PSDB/SP). A cerimônia contou também com a participação do vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, do ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, do CEO da GOL, Celso Ferrer, autoridades e parlamentares.

“Só foi possível criar essa Frente graças ao apoio de mais de 200 parlamentares, entre deputados e senadores. O setor aéreo é forte, pujante, essencial para fazer a economia crescer. Sabemos que os desafios são enormes. Essa frente será ampla, democrática e aberta. Todos terão espaço para expor seus pontos, dialogando para fazer o nosso país avançar”, disse o deputado Paulo Alexandre Barbosa, presidente da FPPA, na abertura da cerimônia.

“O setor aéreo já demonstrou que, havendo condições competitivas, como fizemos na primeira década desse século, é possível triplicar o número de passageiros. Isso aconteceu entre 2002 e 2012 com a queda da tarifa média. Isso se interrompe quando há uma disparada de custos, destacadamente do querosene de aviação e do dólar. Portanto a agenda de enfrentamento passa por encararmos esses custos estruturais e outros que esta Frente Parlamentar com certeza vai olhar e vai se debruçar”, afirmou o presidente da ABEAR, Eduardo Sanovicz, destacando que a agenda de enfrentamento aos altos custos inclui a reforma tributária, a recuperação de caixa no setor, que ainda sofre com os impactos da pandemia da Covid-19, e a aprovação da Medida Provisória nº 1.147, que trata do PIS/COFINS sobre passagens aéreas.

“Quero abraçar aqui os parlamentares presentes. Um dos trabalhos mais importantes do Congresso acontece nas comissões e frentes. São nelas que se desenvolve o melhor debate, se busca a melhor solução, se aprimora a legislação para podermos avançar mais. Por isso meus parabéns à Frente Parlamentar de Portos e Aeroportos. Esse encontro de hoje mostra a força dos setores portuário e aeroportuário”, disse o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin.

“Não há um único setor econômico que não passe por portos e aeroportos. Mais do que nunca nós precisamos de parlamentares comprometidos, que conheçam o tema e que estejam dispostos a nos ajudar”, destacou o ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França.

“Essa Frente é fundamental para reerguer nosso setor neste momento mais árduo da história. Foram os três anos mais difíceis da aviação – e olha que esse setor sabe lidar com crises. Esses últimos anos nos fazem recordar da importância da logística. O setor não parou, era importante atender as capitais, para levar médicos e vacinas”, relembrou o CEO da GOL, Celso Ferrer, sobre o período da pandemia da Covid-19. “Podem contar com a GOL. Queremos estar próximos e entrar nessas discussões. Queremos debater e mostrar a nossa estrutura de custos”, acrescentou.

A ABEAR foi representada também no evento pela diretora de Relações Institucionais, Jurema Monteiro, pelo gerente de Relações Institucionais, Renato Rabelo, e pela gerente de Comunicação, Karen Bonfim. Participaram também do encontro representantes das associadas GOL, LATAM, RIMA e VOEPASS.

Acesse todas as notícias