ABEAR participa da formatura da 4ª turma do curso em Gestão da Aviação

O presidente da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR), Eduardo Sanovicz, acompanhou hoje (18) a apresentação dos trabalhos de conclusão e a cerimônia de formatura da quarta turma do curso de certificação internacional em Gestão da Aviação. A atividade integra o Programa Capacitar. O curso é financiado pelo Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SEST SENAT) e tem gestão do Instituto de Transporte e Logística (ITL), instituições vinculadas à Confederação Nacional do Transporte (CNT). Os eventos aconteceram na unidade do SEST SENAT em Santo André (SP).

O curso é ministrado pela Embry Riddle Aeronautical University (ERAU), uma das universidades de aviação mais respeitadas no mundo, sediada nos Estados Unidos. A quarta turma contou com 30 alunos, sendo grande parte colaboradores das associadas GOL e LATAM Brasil. Além de Sanovicz, os trabalhos foram avaliados pelo diretor do Instituto de Transporte e Logística (ITL), João Victor Mendes, pelo diretor adjunto do SEST SENAT, Vinicius Ladeira, e pelo reitor da ERAU, Kenneth Witcher.

Em sua fala na cerimônia de formatura, Sanovicz destacou a importância da parceria com CNT, SEST SENAT, ITL e ERAU para a realização deste curso e sobre a união da indústria neste momento delicado de pandemia do novo coronavírus. “Para a ABEAR é muito gratificante ver grupos formados por profissionais de diferentes empresas neste curso. Isso mostra a maturidade da indústria. Parabenizo vocês pela qualidade dos trabalhos apresentados e pela resiliência de vocês neste ano de 2020. É um ano para não ser esquecido jamais. O que cada um passou, tanto pessoal como profissionalmente, é um aprendizado que vamos levar para o resto das nossas vidas”, disse.

Por videoconferência, o presidente da CNT, Vander Costa, parabenizou os alunos e também comentou sobre os desafios de 2020. “Todos sabemos que a pandemia acelerou diversas transformações, e isso tem exigido das empresas agilidade na adequação de produtos, serviços e processos. O transporte precisa investir na capacitação avançada de seus líderes. Queremos estar à frente da recuperação do desenvolvido e da transformação dos serviços essenciais para movimentar e integrar o Brasil”, afirmou.

O diretor do ITL, João Victor Mendes, falou sobre a competência e empenho dos alunos. “Vocês estão fazendo a diferença num momento ímpar da história. Este cenário de pandemia nos exige inovações até então desconhecidas para podermos avançar, para fazer o avião voar. E vocês conseguiram com êxito, nestes meses, passar por isso. Vocês receberam o que há de melhor nesta formação, com uma instituição que é uma das melhores do mundo. Queremos avançar ainda mais nesta parceria com a ABEAR”, disse.

Vinícius Ladeira, diretor adjunto do SEST SENAT, destacou a qualidade dos trabalhos apresentados. “São estudos significativos para o setor, que trazem retorno e melhorias para as empresas e o modal aéreo em si. É um processo em que ganha o passageiro, as empresas aéreas e o sistema de transportes no Brasil. Desejo muito sucesso para os formandos de hoje”, afirmou.

Sobre o curso
Com duração de aproximadamente 14 meses e carga horária de 390 horas, o curso é financiado pelo SEST SENAT e tem gestão do ITL, por meio de bolsas integrais de estudo. O curso é dividido em módulos que compreendem disciplinas que trazem uma visão sistêmica sobre a gestão de empresas aéreas, como: Manutenção de Aeronaves, Segurança na Aviação, Operações de Linhas Aéreas, Finanças, Marketing, Recursos Humanos, entre outras. A atividade conta com encontros presenciais na sede da ABEAR, em São Paulo, e em módulos ministrados à distância, por meio de uma plataforma online. A tradicional visita ao campus da ERAU na Flórida, tanto como a órgãos reguladores e companhias aéreas também nos Estados Unidos, foi cancelada devido à pandemia do novo coronavírus. A turma deve realizar esta atividade em momento oportuno.

O ITL disponibiliza em seu site os trabalhos de conclusão das turmas já formadas. Clique aqui para acessar os materiais.

Acesse todas as notícias