ABEAR: Novo secretário da Senacon quer diálogo permanente com o setor aéreo

Nesta quarta (19), a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR) e suas associadas GOL e LATAM, além da Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA), estiveram com o secretário da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Wadih Damous, e com o diretor do Departamento de Proteção do Consumidor da Senacon, Ricardo Blattes.

Segundo o secretário Damous, a Senacon pretende estabelecer uma agenda permanente de encontros com o setor aéreo, buscando soluções para os casos mais recorrentes de manifestações de passageiros no Consumidor.gov, plataforma acompanhada pelo Governo Federal. “Estamos sistematizando e buscando exemplos práticos do que os passageiros mais sinalizam na ferramenta. Queremos ter uma conversa permanente com as aéreas, e estamos de acordo com o enfrentamento de temas que foram destacados, como a excessiva judicialização e o caso dos passageiros indisciplinados”, afirmou.

Ao apresentar a agenda do setor aéreo e os indicadores das empresas no Consumidor.gov, a diretora de Relações Institucionais da ABEAR, Jurema Monteiro, relembrou que as empresas aéreas foram um dos primeiros setores a aderir à plataforma, e que recentemente apresentaram melhora em todos os índices no 4º tri de 2022. Além disso, a executiva ressaltou a importância de uma atuação conjunta em prol da desativação dos chamados ‘sites abutres’, que se aproveitam de lacunas na legislação para inflar a quantidade de processos judiciais.

Novos encontros serão realizados com a participação das associações, das aéreas e de órgãos que atuam no tema do consumidor, como a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). Participaram da agenda a gerente de Assuntos Regulatórios da LATAM, Tatiane Viana, a gerente de Contencioso da GOL, Luana Zucchini, e o diretor de Relações Institucionais da IATA no Brasil, Marcelo Pedroso.

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