ABEAR: Média diária de voos domésticos deve chegar a 980 no fim de setembro

A oferta de voos domésticos, na última semana de setembro, deverá alcançar uma média diária de 980 voos, segundo levantamento da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR), a partir de dados da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). O número representa pouco mais de 40% da quantidade prevista antes do início da pandemia do novo coronavírus (ver gráfico abaixo), em 2 de março, quando estavam programados 2,4 mil voos no país por dia, em média.

Doméstico: média diária semanal de partidas (Fonte: ANAC. Elaboração: ABEAR)

Demanda e oferta seguem em queda acentuada

O último levantamento realizado pela ABEAR mostra que a demanda por voos domésticos, medida em passageiros quilômetros transportados (RPK), permanece no seu menor nível em duas décadas: em julho, teve redução de 78,9% na comparação anual. A oferta, calculada em assentos quilômetros ofertados (ASK), por sua vez, teve retração de 76,3%.

Voos por UFs             

A operação da aviação regular atende atualmente 95 aeroportos em todo o país, sendo que no início de março deste ano esse total era de 152 aeroportos. Por Unidades da Federação, a distribuição de médias diárias de partidas é a seguinte:

Transporte aéreo regular de passageiros presente em 95 aeroportos, de todas as unidades da Federação (Fonte: ANAC. Elaboração: ABEAR)

 

Acesse todas as notícias