ABEAR inicia diálogo para ampliar a conectividade aérea do Amapá

Presidente da ABEAR, Eduardo Sanovicz, e representantes das companhias aéreas participaram do encontro

A Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR), o governador do Amapá, Waldez Góes,  o presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre (DEM-AP) e o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) realizaram ontem (16) uma reunião de trabalho para avançar na agenda de negociações para a redução do ICMS sobre o querosene da aviação no estado, com o objetivo de aumentar a malha aérea na região. O encontro foi realizado em Brasília, com a presença de representantes da AZUL, GOL e LATAM, além de equipes técnicas do governo.

A redução da alíquota do ICMS de 25% para 3% foi a base de proposta do encontro, coordenado pelos senadores Alcolumbre, Rodrigues e pelo governador Waldez Góes. Na reunião, o presidente da ABEAR, Eduardo Sanovicz, apresentou dados de oferta e demanda, além do raio-X da infraestrutura do modal no Amapá, detalhando os esforços necessários para reaquecer a malha na região. As empresas aéreas apresentaram suas respectivas avaliações sobre as possibilidades geradas pelo programa de redução de ICMS.

“O que estamos discutindo é a conectividade do Amapá do ponto de vista doméstico, internacional e também de integração regional, atendendo diferentes cidades”, disse Sanovicz. Após esse encontro, deve ser iniciada uma fase técnica de definição de números, na qual o governo do Amapá vai se dialogar individualmente com as empresas aéreas. “A primeira reunião prática de trabalho já ocorreu. Agora passaremos para uma etapa de números, diretamente o governo com as empresas aéreas”, acrescentou o presidente da ABEAR.

Acesse todas as notícias