ABEAR, FORNATUR e Governo de Minas Gerais realizam press trip para promover destinos mineiros

Grupo de jornalistas posa em frente à Serra São João, em Tiradentes (Foto: Paulo Guto/Divulgação)

A 2ª edição do programa VOAR+, iniciativa da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR) e do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (FORNATUR), voltada para a promoção e fomento do turismo doméstico e das viagens aéreas no país, iniciou na última quinta (19) uma press trip pelas cidades de São João del-Rei e Tiradentes, com a parceria do Governo de Minas Gerais. A viagem integra ainda o 17º Encontro Mundial de Imprensa, o E-Mundi, que nesta edição reuniu os jornalistas Rossini Gomes (portal R7), Ana Jacqueline Saraiva (portal Metrópoles), Brenda São Paio (jornal O Dia), Carol Zappa (jornal O Globo) e Rosana Decima (jornal El País, do Uruguai). Os bilhetes aéreos foram cedidos por GOL e LATAM.

O roteiro da viagem inclui ruas e marcos arquitetônicos de São João del-Rei e Tiradentes, a cozinha típica das cidades e a Maria Fumaça que liga os dois municípios. Além disso, inclui a visita a duas queijarias e uma cachaçaria em funcionamento desde o século XVIII na cidade de Coronel Xavier Chaves. “Minas Gerais é um estado riquíssimo em natureza, gastronomia e, claro, história. São João del-Rei e Tiradentes são marcos dessa riqueza cultural, com suas igrejas, ruas e prédios tombados. É uma região de fácil acesso por avião, graças a proximidade do aeroporto Zona da Mata, o que mostra a importância do modal aéreo no nosso imenso país”, afirma a presidente da ABEAR, Jurema Monteiro.

A press trip, realizada com o apoio do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo, é parte das ações do programa Mais Turistas. “Um dos braços desse programa é a promoção do destino Minas Gerais, trabalho que realizamos também por meio da participação em feiras nacionais e internacionais. A parceria com o VOAR+ possibilita ampliarmos o alcance da divulgação dos nossos atrativos, como a cozinha mineira, seja ela clássica ou contemporânea, o nosso patrimônio histórico, além das nossas paisagens e belezas naturais”, comenta o secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas Oliveira.

Sobre o VOAR+
Em sua 2ª edição, o programa VOAR+ fez parcerias com as secretarias estaduais de todos os estados e o Distrito Federal. As viagens devem ocorrer até novembro. A ABEAR, por meio de suas associadas, vai conceder seis passagens de ida e volta para cada estado que aderir ao programa. Os convidados, que podem ser influenciadores digitais ou jornalistas, produzem conteúdo em seus canais sobre a experiência de voar ou sobre os destinos. A ABEAR também disponibiliza aos estados uma curadoria para a seleção dos participantes.

O VOAR + conta neste ano também com o apoio de três entidades parceiras: o Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (FOHB), a Resorts Brasil e a União Nacional de Convention & Visitors Bureau e Entidades de Destinos (Unedestinos).